CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ORAÇÕES PELA FAMÍLIA



Filhos e filhas,

Estamos vivendo a Semana Nacional da Família. Todos os anos, tendo como espelho,  modelo e ideal a Sagrada Família de Nazaré,  a Igreja propõe esta semana de oração e reflexão sobre temas e desafios que envolvem e ameaçam as famílias nos dias atuais.

A Igreja sempre reconheceu e exaltou a importância da família para a construção de uma sociedade equilibrada, justa e fraterna. São João Paulo II a descrevia como a célula mãe da sociedade e a conclamava a ser um santuário de amor, uma pequena igreja doméstica.

Atualmente, um dos grandes desafios que rondam as famílias é a influencia negativa, especialmente pela mídia pejorativa, onde há muito empenho em mostrar situações desastrosas, conflitivas, problemáticas e quase não se mostra relações saudáveis que possam servir de estímulos para se construir uma relação verdadeira.

As nossas crianças e adolescentes estão muito expostos a uma influência terrível e nunca imaginada. Essa influência vai implantando na mentalidade infantil e adolescente uma ideia descompromissada, de sexo fácil, de ficar e deixar. E, de imediato não conseguimos ter uma dimensão concreta sobre esta influência, porque acontece em doses homeopáticas, um pouquinho a cada dia, é em longo prazo, mas o efeito fica. Quando a gente desperta, o estrago está feito. Muitas vezes, estamos chegando tarde, a mídia está ocupando o espaço dos educadores, pais e evangelizadores.

Outro desafio é a necessidade de renovação da vida conjugal, em muitas situações em que o casal se defronta com responsabilidades e para que subsista nos tempos modernos, com as grandes mudanças que vem acontecendo, é preciso uma nova postura na relação.

O amor pode acabar.  O amor se traduz em gestos concretos, por exemplo, o que mais machuca duas pessoas envolvidas numa relação, marido e mulher, e  que vai arranhando o amor, é a desconsideração. É aquela tendência do ser humano de machucar as pessoas não valorizando as qualidades, mas apontando sempre os defeitos e quando a desconsideração se torna crônica, provavelmente este casal, chegou perto da dissolução da relação, porque o ser humano não suporta viver numa relação em que nunca  ele é valorizado. Esta valorização tem que acontecer no dia a dia do relacionamento. Não é uma valorização extraordinária, num momento especial, porque é no dia a dia que a relação vai se enfraquecendo.

Ninguém se casa para a infelicidade e para carregar o peso de uma relação que, às vezes se torna até doentia, uma relação pesada onde não há momentos de alegria, não há momentos prazerosos, não há um compartilhar, uma cumplicidade.

É preciso investir numa formação preventiva, salientando a importância da fase do namoro, do conhecimento mútuo e do noivado. É preciso que os jovens se preparem bem para viver bem uma relação conjugal e familiar. Vale a pena investir na família, ela traz alegria e realização a todos nós.


Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti


Oração Para a Família
Senhor, Faz de Nosso Lar Um Ninho do Teu Amor.
Que Não Haja Egoísmo, Porque Tu Nos Animas.
Que Não Haja Rancor, Porque Tu Nos Perdoas.
Que Não Haja Abandono, Porque Tu Estás Conosco.
Que Saibamos Caminhar Para Ti Em Nossa Rotina Diária.
Que Cada Manhã Seja o Início De Mais Um Dia De Entrega e Sacrifício.
Que Cada Noite Nos Encontre Ainda Mais Unidos No Amor.
Faz, Senhor, Da Nossa Vida, Que Quisestes Unir, Uma Página Cheia De Ti.
Faz, Senhor, Dos Nossos Filhos o Que Tu Anseias.
Ajudai-nos a Educá-los e Orientá-los Pelos Teus Caminhos.
Que Nos Esforcemos No Consolo Mútuo.
Que Façamos Do Amor Um Motivo Para Amar-Te Mais.
Que Possamos Dar o Melhor de Nós Mesmos Para Sermos Felizes No Lar.
Que, Ao Amanhecer O Grande Dia De Ir Ao Teu Encontro, Nos Concedas Estarmos Unidos Para Sempre a Ti. AMÉM


 




Repousar na oração é particularmente importante para as famílias. É, antes de tudo, na família que aprendemos como rezar. Não esqueçais: quando a família reza unida, permanece unida. Isto é importante. Nela chegamos a conhecer Deus, a crescer como homens e mulheres de fé, a considerar-nos como membros da família mais ampla de Deus, a Igreja. Na família, aprendemos a amar, a perdoar, a ser generosos e disponíveis e não fechados e egoístas. Aprendemos a ir além das nossas próprias necessidades, para encontrar outras pessoas e partilhar as nossas vidas com elas. Por isso é tão importante rezar como família. Tão importante! É por isso que as famílias são tão importantes no plano de Deus para a Igreja. Repousar no Senhor é rezar, unidos em família.
-------
Durante este ano consagrado pelos vossos bispos como Ano dos Pobres, pedir-vos-ia que estivésseis, como família, particularmente atentos à vossa chamada para ser discípulos missionários de Jesus. Isto significa estar prontos para ir além dos limites das vossas casas e cuidar dos irmãos e irmãs mais necessitados. Peço que vos interesseis de modo especial por aqueles que não têm uma família própria, particularmente os idosos e as crianças sem pais. Nunca os deixeis sentir-se isolados, sozinhos e abandonados, mas ajudai-os a saber que Deus não os esqueceu. Hoje, depois da Missa, senti-me profundamente comovido ao visitar aquela casa de crianças sozinhas, sem família. E, na Igreja, quantas pessoas trabalham para que aquela casa seja uma família! Isto significa levar por diante, profeticamente, o significado duma família.

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
AO SRI LANKA E ÀS FILIPINAS

(12-19 DE JANEIRO DE 2015)
ENCONTRO DAS FAMÍLIAS
DISCURSO DO SANTO PADRE
Mall of Asia Arena, Manila
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015





                                             A família no livro de Gênesis A Semana da Família é uma oportunidade para nossa reflexão, oração e apoio a todas as famílias. A família é um querer divino e tem suas raízes na família divina a SS Trindade. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, ou seja, Deus vive em comunidade e aliança de pessoas. Assim deve ser a família. Ao concluir a criação. Deus abençoou o homem e a mulher e exultando de alegria exclamou “está muito bom” (Gn1,31). O próprio Deus se comove e tomado de assombro, admiração e exultação, manifesta seu contentamento pela família. Desde o princípio, a família é projeto de Deus (Mt 19,4).

Deus declara que “não é bom o homem estar só” (Gn 2,18). O individualismo, o isolamento, a solidão não fazem bem. A vocação humana é a reciprocidade, a complementaridade, o relacionamento, a comunicação. É na família que todos estes valores acontecem desde a fecundação da vida. O berço da comunicação e do crescimento humano é a família. Ela é a primeira sociedade, a primeira instituição, a primeira comunidade. Como sofrem as pessoas sem pai, sem mãe, sem filhos, sem irmãos. A desagregação familiar desorienta as pessoas e desordena a sociedade.

A mulher é criada como ajuda, auxiliar, companheira do homem (Gn 2,18.22). A mulher tirada da costela é um símbolo profundo, ou seja, homem e mulher devem ser amigos, companheiros, parceiros. Eles se completam, se ajudam, mutuamente. Seu destino depende do diálogo, da comunicação, da ajuda mútua, da convivência harmoniosa, da reciprocidade. Homem e mulher são chamados a viver lado a lado não acima, nem abaixo, nem contra o outro. Sua vida e felicidade dependem da convivência diária.

Quando o homem viu a mulher exclamou estupefato e impactado, “osso de meus ossos, carne de minha carne” (Gn 2,23). Esta declaração cheia de assombro é também a confissão, o reconhecimento da igualdade de dignidade entre o homem e a mulher. Todo machismo, exclusão, feminismo, discriminação não cabem no projeto de Deus. Desde o princípio o Criador quis a igualdade de dignidade dos sexos, igualdade e dignidade da pessoa humana, ou seja, do homem e da mulher.

O Criador deixou uma ordem, uma condição, um imperativo para que a família seja um bem para os esposos, os filhos e a sociedade: “o homem deixará seu pai e sua mãe, se unirá à sua mulher e ela será uma só carne” (Gn 2,24). O que caracteriza a família é a unidade, a comunhão, a convivência. Ser uma só carne é aceitar o outro como ele é, unir corpos, almas, corações, ideais, esperanças, formar comunidade de vida e de amor, superando as deficiências e criando empatia, formando o “nós” e em doação mútua, em perdão constante, em oração conjugal e familiar, é ser uma só carne. É preciso, porém, deixar pai e mãe, ou seja, cortar as dependências, apegos e assumir a liberdade e a responsabilidade da formação de uma nova família. Não podia faltar o mandamento do Criador em favor da transmissão da vida: “Sede fecundos” (Gn 1,28). A família é sacrário da vida, berço do amor onde a vida é transmitida, respeitada, cuidada e promovida. Os pais são colaboradores do Criador e o amor conjugal é fecundo. Quando um bebê nasce ele é responsável pelo nascimento de uma família. Com o bebê nasce um pai e uma mãe, ele transforma o casal em família. Quem embala um bebê, está embalando o futuro do mundo. Os filhos têm direito de ter um pai e uma mãe e direito à presença deles em casa. Que a família acredite naquilo que ela é.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina

 



Oração da Esposa


Abençoe-me com paciência, para que eu seja uma esposa mais tolerante.
Abençoe-me para que eu possa ver apenas aquilo que realmente importa e desapegar-me de todos os hábitos e atitudes que sejam motivo de discórdia.
Abençoe nossas finanças hoje. Lembre-nos de usar nossos recursos com sabedoria e de nunca esquecer do nosso próximo.
Abençoe-nos para que colaboremos um com o outro.
Abençoe-nos para que a verdade seja a base sólida da nossa confiança mútua.
Abençoe-nos para que consigamos reconhecer nossas diferenças e respeitá-las.
Abençoe-nos para que enxerguemos um no outro a bondade da Sua presença.
Abençoe-nos com bons pensamentos que se traduzam em palavras e gestos amorosos.
Abençoe-nos para que saibamos quando falar e quando ouvir.
Abençoe-nos para que escutemos com nossos corações e não com nossas mágoas.
Abençoe nosso casamento para que se torne terreno fértil para a Sua presença e o Seu amor (Ágape).
Querido Deus, eu O convido a ocupar o centro do nosso matrimônio, para que ele se transforme em tudo aquilo que o Senhor o criou para ser.
Pelas bênçãos da Sua presença pacífica e amorosa em nossa união, eu dou graças.
Que Deus abençoe todos casais do mundo. Amém!



Oração do Casal
Senhor, o amor um dia nos uniu.
Nele e por ele fizemos aliança Convosco e entre nós.
E assim nasceu o nosso lar.
Não somos um casal perfeito, mas entre erros e acertos somos felizes em reciprocidade.
Com Vossa graça, procuramos harmonizar nossas diferenças.
Nós Vos pedimos, Senhor, as bênçãos necessárias para continuarmos a edificar nossa casa sobre a rocha do amor incondiocional (Ágape).
Saibamos compreender, dialogar, perdoar, partilhar alegrias e tristezas, educar nossos filhos na fé e nos manter fiéis um ao outro.
Ajudai-nos a oferecer um ao outro o melhor que somos e temos em nós, no corpo e no espírito.
E assim, sejamos como Vós desejais: sal e luz na vida um do outro, ajudando-nos, encorajando-nos, para que nossa vida a dois seja fecunda e feliz.
Ó Pai de amor (Ágape), acolhei e atendei a nossa oração. Amém!


Oração para Casais em Crise


Oração a Virgem Maria, de cura e libertação para casais que vivem relacionamentos conturbados, não conseguem firmar namoro, noivado e tem dificuldade em encontrar o seu marido, a sua esposa.

A Palavra nos diz em Tobias, capítulo 3, versículo 17.“E o Senhor mandou o anjo Rafael para os curar: tirar as manchas dos olhos de Tobit, a fim de que ele pudesse ver a luz de Deus; e fazer com que Sara, filha de Raguel, se casasse com Tobias, filho de Tobit, livrando-a de Asmodeu, o pior dos demônios”.

Orações: Creio, Pai Nosso, Ave-Maria ( 3x )

Em seguida em cada mistério do Terço de Nossa Senhora a seguinte oração:"Virgem Imaculada, afastai do nosso casamento (namoro ou noivado) o espírito diabólico de Asmodeu e assim livres e sob Vossa proteção, possamos viver em espírito de santidade e comunhão. Amém!"
 
Oração para os Recasados

Senhor, aqui venho eu com o coração pequeno e confiante.
Tu me conheces e perscruta meu interior.
Tu conheces minha história, minha caminhada,
o tormento do meu primeiro casamento, as dores das crianças,
o mundo que se foi desmoronado, enquanto a fonte de minhas lágrimas ia secando.
Amanhã deverei me casar novamente, somente no civil.
Não preciso te dizer quanto custou esta decisão, não preciso 
te dizer que me assusta não poder receber o Sacramento do Corpo do Teu Filho,
com quem quero sempre estar em comunhão.
Quero continuar a ser cristão(ã), desejo ardentemente trabalhar pelo Evangelho, suspiro caminhar na senda da santidade,
proponho-me continuar a viver família cristã, quero ser teu(tua), Senhor, na vida e na morte.
Preciso de Tua força, de Tua luz, de Tua misericórdia, de Tua ternura.
Gostaria que meu(minha) novo(a) companheiro(a) fosse pai(mãe)
para meus filhos, amigo(a) deles e meu(minha) companheiro(a).
Lutarei, quando estiver ao meu alcance, para não fracassar uma vez mais.
Conto com Tua força, Senhor Deus de Amor!

Amém.

 


A Família e seus símbolos



            Tão prioritária é a família na vida da pessoa, da sociedade e da Igreja, que nos servimos de símbolos para avaliar e explicar sua centralidade. Vamos aqui nos ocupar com alguns símbolos, provavelmente os mais conhecidos, porém muito significativos e iluminadores, para que a família recupere sua credibilidade e seu primado.

1- Família, nossa “primeira pátria”. É nosso primeiro chão, nossa identidade original, nossa casa. Nela somos gerados, cuidados, educados como cidadãos e dela recebemos as condições para a convivência pública e as virtudes sociais. Sem a família, primeira pátria, não teremos a segunda pátria, a comunidade nacional, o povo, a nação. A família é a primeira sociedade natural. Está no centro da vida social.

2- Família, nosso “segundo útero”. Entendemos por segundo útero, a educação, cultura, valores que recebemos na família. Ela é o útero cultural, educacional, espiritual, religioso, ali nascemos para a convivência humana e recebemos as condições para sermos pessoas centradas, civilizadas, humanizadas, amadurecidas.

3- Família, “patrimônio da humanidade”. Todos os povos têm a família como instituição, organização e patrimônio social. È a mais antiga instituição social com a função procriativa, econômica, educativa e afetiva. Pela alteridade, reciprocidade e complementariedade a família é o primeiro lugar de nossa convivência humana. É a primeira sociedade natural, uma comunidade natural, um patrimônio da humanidade.

4- Família, “tesouro dos povos”. É a maior riqueza da pessoa e da sociedade, porque gera a vida, facilita o relacionamento, é escola de “comunhão com os outros e de doação aos outros”. Nela recebemos as primeiras noções a respeito do amor, do bem, da verdade, dos valores. Nela aprende-se ser pessoa.

5 - Família “ninho da vida”. A família está a serviço da vida. A vida é concebida, gerada, nascida, desenvolvida, amada, amadurecida na família. Ninho é símbolo de calor humano, do afeto, do cuidado, significa também abrigo e proteção da vida. Na família se desenvolve a “ecologia humana”.
6-Família “berço de vocações”. Na família as vocações e as profissões têm sua origem, motivação, incentivo. A família que cultiva a espiritualidade, participa da comunidade, respeita as vocações, educa para os valores e ensina as limitações, torna-se berço de vocações e de profissões.

7- Família “sacrário da fé”. O sacramento do matrimônio, a educação e vivência da fé fazem da família o sacrário da fé onde os pais transmitem para as novas gerações o tesouro da fé. É preciso falar de Deus aos filhos, ensinar religião e praticar a oração. Tudo isso colabora para a serenidade, motivação e educação dos filhos. A espiritualidade familiar defende nossos lares dos ataques do mal.

8- Família, “igreja doméstica”. É a primeira comunidade religiosa, onde os pais são sacerdotes pelo batismo, são os primeiro catequistas. A família é uma comunidade de vida, de amor e de fé. Nossas casas são também santuários.

9- Família “santuário do amor”. A Palavra de Deus ensina que “não é bom o homem estar só” (Gn 2,18). O fundamento da família é a união entre um homem e uma mulher, no sacramento do matrimonio, para o bem deles mesmos, dos filhos e da sociedade. Como aliança de amor, comunidade de amor a família é a realização das pessoas no amor em distintas experiências: amor conjugal, amor filial, amor fraternal, amor familiar, amor social.

10- Família “escola de valores”, a função educativa, cultural, ética da família tem singular importância. Ela é o primeiro lugar de humanização, célula vital da sociedade, educadora de valores e de limites, promotora das virtudes. Os pais são mestres. Os filhos aprendem imitando. O bem da pessoa e o bom funcionamento da sociedade estão conexos com o bem-estar conjugal e familiar.

11- Família “célula da sociedade”. É a primeira comunidade, portanto, existe antes da sociedade e do Estado e tem direitos próprios e inalienáveis. A sociedade e o Estado estão para a família, ela é a célula do organismo social. Cabe ao Estado defender e proteger a família com políticas públicas efetivas.

Dom Orlando Brandes



 
AMIGOS DA FAMÍLIA

         A família é um bem que gera outros bens, como por exemplo, a felicidade da pessoa, o bem comum, a solidariedade, a convivência com o diferente. O capital mais precioso, a riqueza das nações, o tesouro e patrimônio dos povos, é a família. Tudo isso é verdade pelo fato de a família ser lugar de relacionamento humano, de convivência com os outros, de comunicação interpessoal numa “rede de comunicação”: paternidade, filiação, fraternidade, parentesco, nupcialidade.
         O primeiro ensaio das virtudes sociais acontece na vida familiar a saber: a confiança, a cooperação, a alteridade, a comunicação, a partilha. Estes são bens relacionais que promovem a vida social. Quem é amigo da família certamente promove a “cidadania da família”, seus direitos, sua centralidade, enfim, a “cultura da família”. A reciprocidade dos sexos e das gerações, a transmissão da vida acontece na família enquanto fundamentada no matrimônio entre um homem e uma mulher.
         O primeiro amigo da família é o próprio Criador que exultou de alegria, admiração e contentamento diante do homem e da mulher quando disse “está muito bom” (Gn 1,31); A família é uma instituição divina querida por Deus: “Não é bom o homem estar só” (Gn 2, 18). Assim, na família se vive a reciprocidade, a complementaridade, a intercomunicação.
         Amigo da família é cristianismo, de modo especial, a Igreja católica em sintonia que outros cristãos. João Batista, foi o primeiro mártir da família e Santo Maximiliano Kolbe, deu sua vida por um pai de família no campo de extermínio nazista. Das famílias a sociedade recebe bons cuidados, bons cristãos, sacerdotes, religiosos e religiosas, além de uma miríade de santos. Todos estes são grandes benfeitores da sociedade.
         Amigo da família é todo teólogo que percebe a instituição familiar como projeto de Deus, instituição natural, bem social, comunidade de vida. Portanto, a família é um “querer divino” que não é invenção do poder público, nem da cultura, nem do indivíduo. É um projeto de Deus desde o princípio (Mt 19,4). Ainda mais, a família é um fenômeno universal.
         Que a família seja amiga de si mesma, que acredite naquilo que ela é, que ela se torne aquilo que deve ser: um grande recurso para a sociedade enquanto é ninho da vida e formadora de cidadãos.
         Amigos da família devem ser os governos através de políticas públicas, os meios de comunicação pela transmissão de valores, as escolas que são uma continuação da cultura familiar, sem falar das pastorais e movimentos religiosos. Tudo o que fizermos pela família ainda é pouco.
         Revitalizando a família estamos contribuindo para a felicidade das pessoas, o soerguimento da sociedade, a esperança de um novo mundo. O povo brasileiro valoriza mais a família que o dinheiro, o trabalho, a saúde, revelou a pesquisa do Ipea. Como amigos da família faremos do mundo uma grande família.
O Documento de Aparecida afirma que a família é “um dos eixos transversais da ação evangelizadora”. Na verdade, quando nos referimos aos dependentes químicos, aos encarcerados, aos alunos de nossas escolas, aos doentes dos hospitais, aos catequizandos etc, estas pessoas têm tudo a ver com a família, com os pais, com a experiência familiar. Os problemas e as soluções dos problemas destas passam pela família. Eis o que se entende por família como “eixo transversal da ação pastoral”. Portanto, a pastoral familiar deve ter prioridade entre outras tantas pastorais. Esperamos você na caminhada pela família.

Dom Orlando Brandes
Folha de Londrina, 20 de agosto de 2011
Na Semana Nacional da Família
Artigos de Dom Orlando Brandes

Ano 2009 - A família e seus símbolos
Ano 2010 -  A Família no livro do Gênesis
                                      Ano 2011 - Amigos da Família





                                                           
REZANDO O TERÇO EM FAMÍLIA.

Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.


Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.

Oremos:


Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações, por Cristo Senhor nosso. Amém.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação das famílias, pelas Missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil



Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição da carne, na vida eterna. Amém.


Em louvor à Santíssima Trindade, para que nos aumentem a fé, a esperança e a caridade.

PAI NOSSO, que estais no céu ... Esta primeira Ave Maria é rezada em honra a Deus Pai que nos criou. Ave- Maria...
Esta Segunda Ave Maria é rezada em honra a Deus Filho que nos remiu. Ave- Maria...
Esta Terceira Ave Maria é rezada em honra ao Espírito Santo que nos guia e santifica Ave- Maria..

† GLÓRIA ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


Abençoai o santo Padre o Papa, os nosso bispo diocesano e todo o clero, abençoai as nossas famílias e dai-nos a paz


* Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

* Ó Maria concebida sem pecado: Rogai por nós que recorremos a vós, e por aqueles que ainda não recorrem a vós.

* São José, protetor das famílias: Rogai por nós

* Doce coração de Maria, seja nossa salvação


©(contempla o mistério)

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


(10 Aves- Marias),

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. (volta no Glória)


(Após o último mistério- finalização)

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos AGRADECER vos saudamos com uma Salve Rainha....

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria. V: Rogai por nós,Santa Mãe de Deus, R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.



(ORAÇÃO PELA FAMÍLIA)

... Deus, nosso Pai, Tu quiseste que o teu Filho nascesse e crescesse no seio de uma família como as outras. Assim, ao longo de uma vida simples, Ele aprendeu pouco a pouco, de José e de Maria, a tornar-se adulto e a descobrir a sua missão no mundo.

Nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver Vossa Palavra e o novo mandamento do amor.

Concedei-nos a capacidade de reconhecer nossas diferenças para nos ajudarmos mutuamente, para nos perdoarmos as fraquezas, compreendermos nossos erros e vivermos em harmonia.

Dai-nos, SENHOR, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a tratar bem os mais necessitados e pobres, e dai-nos graças de aceitar com fé , a doença e a morte quando se aproximarem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um e também daqueles que DEUS chamar a seu serviço.

Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo e que o amor nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, SENHOR, e abençoai o nosso lar hoje e sempre.


Estivemos aqui reunidos em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, amém.

_______________________________________________________________________________________


©MISTÉRIOS GOZOSOS (SEGUNDAS E SÁBADOS)


1. No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora.

2. No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

3. No terceiro mistério contemplamos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.

4. No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.

5. No quinto mistério contemplamos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo.


©MISTÉRIOS LUMINOSOS (QUINTAS-FEIRAS)


1. No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus, feito por João Batista, no Rio Jordão

2. No segundo mistério contemplamos Jesus, nas bodas de Cana, transformando a água em vinho a pedido de Maria.

3. No terceiro mistério contemplamos Jesus anunciando o Advento do Reino e convite à conversão.

4. No quarto mistério contemplamos a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor.

5. No quinto mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia, onde Jesus faz alimento com o seu corpo e o seu sangue.



©MISTÉRIOS DOLOROSOS (TERÇAS E SEXTAS-FEIRAS)


1. No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando

suou sangue no Horto.

2. No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.

3. No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinho de Nosso Senhor.

4. No quarto mistério contemplamos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.

5. No quinto mistério contemplamos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.



©MISTÉRIOS GLORIOSOS (QUARTAS-FEIRAS E DOMINGOS)


1. No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.

2. No segundo mistério contemplamos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.

3. No terceiro mistério contemplamos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos

reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém.

4. No quarto mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

5. No quinto mistério contemplamos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.


Consagração à nossa Senhora

Ó minha Senhora e também minha mãe, eu me ofereço, inteiramente, todo a vós.

E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.

Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.

Tudo o que sou, desejo que a vós pertença.

Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me,

Como filho  e propriedade vossa. Amém


















CURA NO CASAMENTO

No poder do Nome de Jesus Cristo †, oro contra todos os padrões de infelicidade matrimonial profundamente inseridosem minha família.

Digo NÃO e clamo o Sangue de Jesus a toda supressão de cônjuge, e todas as expressões de desamor conjugal.

Faço cessar todo ódio, desejo de morte, maus desejos e más intenções nos relacionamentos conjugais.

Ponho um fim a toda transmissão de violência, à todo comportamento vingativo, negativo, à toda infidelidade e engano.

Detenho toda transmissão negativa que bloqueia todos os relacionamentos duráveis.

Renuncio a todas as tensões familiares, divórcio e endurecimento de corações, no Nome † de Jesus.

Ponho um fim a todo sentimento de sentir-se preso na armadilha de um casamento infeliz e todo sentimento de vazio e fracasso.

Pai, por Jesus Cristo, perdoai a meus parentes por todos os modos pelos quais possam ter desonrado o Sacramento do Matrimônio.

Por favor, fazei surgir em minha linha de família, muitos casamentos profundamente comprometidos, cheios de amor, fidelidade, lealdade, bondade e respeito. Amém!

 “As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios poderiam submergir...” Ct 8, 7a).

“Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5b).

Coração de Maria, oferenda do amor.... rogai por nós!

 


BÊNÇÃO DE LUGARES TUMULTUADOS

Bênção de uma casa.

Padre: O nosso socorro está no Nome † do Senhor.

Todos: Que fez o céu e a terra.

Padre: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Oremos:

Deus Todo Poderoso, imploramos com fé por esta casa, por seus ocupantes e bens, para que o Senhor os abençoee santifique, enriquecendo-os por sua bondade de todas as maneiras possíveis.

Derrame sobre eles, Senhor, o orvalho do céu em boa medida, bem como uma abundância de bens terrenos necessários.

Escute com misericórdia suas orações e permita que seus desejos sejam realizados.

Em nossa humilde visita, por favor, de boa vontade abençoe esta casa, como o Senhor de boa vontade abençoou acasa de Abraão, Isaac e Jacó.

Dentro destes muros permita que seus anjos de luz presidam e guardem os que aqui habitam.

Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

(a porta de entrada é aspergida com água benta)

 


COROA DO ESPÍRITO SANTO

(Obs.: Reza-se antes de cada mistério):

Ó Deus, vinde em nosso auxílio.

Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

1º Mistério: Vinde, Espírito Santo de Sabedoria, desprendei-nos das coisas da terra e infundi-nos o amor e o gostopelas coisas do céu.

 (Obs.: Repete-se 10 vezes após cada mistério).

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor, vinde e renovai aface da terra.

(Obs.: Após cada dezena, reza-se):

Ó Maria, que por obra do Espírito Santo concebestes o Salvador, rogai por nós.

 2º Mistério: Vinde, Espírito de Entendimento, iluminai a nossa mente com a luz da eterna verdade e enriquecei-a de santos pensamentos.

 3º Mistério: Vinde, Espírito de Conselho, fazei-nos dóceis às Vossas inspirações e guiai-nos no caminho da salvação.

 4º Mistério: Vinde, Espírito de Fortaleza, dai-nos força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais.

 5º Mistério: Vinde, Espírito de Ciência, sede o mestre de nossa alma e ajudai-nos a pôr em prática os Vossos santos ensinamentos.

 6º Mistério: Vinde, Espírito de Piedade, vinde morar em nossos corações, tomai conta deles e santificai todos os seus afetos.

 7º Mistério: Vinde, Espírito de Santo Temor de Deus, reinai em nossa vontade e fazei que estejamos sempre dispostosa tudo sofrer antes que vos ofender.

 


VEM, ESPÍRITO SANTO, INUNDA-NOS!

Espírito do Pai vivifica-nos!

Espírito do Filho, salva-nos!

Amor Eterno abrasa-nos.

Com Teu fogo inflama-nos;

Com Tua luz, ilumina-nos.

Fonte viva sacia-nos;

De nossos pecados, purifica-nos.

Por Tua unção, robustece-nos;

Com Teu consolo, recria-nos;

Com Tua graça, guia-nos.

E protege-nos com Teus Anjos.

Não consintas jamais separar-nos de Ti.

E ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.

Toca-nos com Teu dedo.

E infunde-nos as torrentes de virtudes.

Fortalece-nos com Teus dons, deleita-nos com Teus frutos.

Guarda-nos do inimigo mau, unge-nos para o combate derradeiro, ampara-nos na hora da morte.

Chama-nos, então, para junto de Ti, para louvar toda eternidade, o Pai, o Filho e a Ti, com todos os Santos e com Maria,

Virgem e Mãe, ó Doce Consolador. Amém!

                                                  
                  Oração de Cura e libertação pelas famílias


“O sangue sobre as casas em que habitais vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito”. (Êxodo 12,13) 

Senhor Jesus Cristo, no Vosso Sangue Precioso selamos cada pessoa, fato ou acontecimento através dos quais o inimigo nos queira prejudicar.

Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo no qual hoje nos moveremos.

Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do Maligno.

Pedimo-vos, Senhor, que envieis aos nossos lares e locais de trabalho a Santíssima Virgem Maria, acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que a habitam (nomear a cada um), as pessoas que o senhor a eles enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terra, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos e na fé colocamos um círculo de seu Sangue ao redor de toda nossa família.