CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

domingo, 18 de novembro de 2012

CARTÕES DE NATAL


























PRECE DE NATAL

Menino Santo de Deus, ajuda-me a celebrar o teu Natal e o natal de todos os que nascem, porque mereceram o milagre da vida.
Eu sou tua Belém e meu coração é tua manjedoura. Esvazia-me de mim, para que eu tenha maior espaço para ti.

Perdão pela porta fechada e pelo quanto te fiz andar, procurando lugar para nascer.
Perdão pela fome, quando pediste pão; pela sede, quando pediste água.
Perdão pelo desamor de não te acolher como deveria e não te reconhecer no rosto dos irmãos.

Liberta meus pés da poeira da estrada antiga e mostra-me a liberdade dos caminhos novos.
Liberta minhas mãos do ter sem produzir e mostra-me a riqueza do ser cada vez mais.
Liberta meus olhos da visão estreita de pecador e mostra-me a grandeza dos que contemplam Deus.
Liberta meus lábios da omissão silenciosa e mostra-me a grandiosidade dos que evangelizam com seus cantos.

Menino santo de Deus, ao te adorar revestido da nossa humanidade, quero te oferecer o ouro da minha riqueza pessoal, o incenso do meu profundo louvor, a mirra da minha essência humana.
Inspira-me em sonhos, como fizeste aos magos, para que eu volte à terra da minha vida por um caminho novo, que não passe pelos Herodes, que desejam matar todas as crianças, para te destruir, Menino santo de Deus.

Coloca tua luz nos meus olhos e tua energia nos meus pés, para que eu possa andar na claridade.
Coloca teu amor em meu coração e tua palavra nos meus lábios, para que eu possa anunciar a boa Nova da tua Encarnação, Menino Santo de Deus.

Autor: José Acácio Santana

                                                             

 

O presépio
Rubem Alves

Menino, lá em Minas, eu tinha inveja dos católicos. Eu era protestante sem saber o que fosse isso. Sabia que, pelo Natal, a gente armava árvores com flocos de algodão imitando neve que não sabíamos o que fosse. Já os católicos faziam presépios.
Os pinheiros eram bonitos, mas não me comoviam como o presépio: uma estrela no céu, uma cabaninha na terra coberta de sapé, Maria, José, os pastores, ovelhas, vacas, burros, misturados com reis e anjos numa mansa tranqüilidade, os campos iluminados com a glória de Deus, milhares de vaga-lumes acendendo e apagando suas luzes, tudo por causa de uma criancinha. A contemplação de uma criancinha amansa o universo.
O Natal anuncia que o universo é berço de uma criança.
Até os católicos mais humildes faziam um presépio. As despidas salas de visita se transformavam em lugares sagrados. As casas ficavam abertas para quem quisesse se juntar ao reis, pastores e bichos. E nós, meninos, pés descalços, peregrinávamos de casa em casa, para ver a mesma cena repetida e beijar a fita.
Nós fazíamos os nossos próprios presépios.

Os preparativos começavam bem antes do Natal. Enchíamos latas vazias de goiabada com areia, e nelas semeávamos alpiste ou arroz. Logo os brotos verdes começavam a aparecer. O cenário do nascimento do Menino Jesus tinha de ser verdejante.
Sobre os brotos verdes espalhávamos bichinhos de celulóide. Naquele tempo ainda não havia plástico. Tigres, leões, bois, vacas, macacos, elefantes, girafas. Sem saber, estávamos representando o sonho do profeta que anunciava o dia em que os leões haveriam de comer capim junto com os bois e as crianças haveriam de brincar com as serpentes venenosas. A estrebaria, nós mesmos a fazíamos com bambus. E as figuras que faltavam, nós as complementávamos artesanalmente com bonequinhos de argila.
Tinha também de haver um laguinho onde nadavam patos e cisnes, que se fazia com pedaço de espelho quebrado. Não importava que os patos fossem maiores que os elefantes. No mundo mágico tudo é possível. Era uma cena “naif”. Um presépio verdadeiro tem de ser infantil.
E as figuras mais desproporcionais nessa cena tranqüila éramos nós mesmos. Porque, se construímos o presépio, era porque nós mesmos gostaríamos de estar dentro da cena. (Não é possível estar dento da árvore!).
Éramos adoradores do Menino, juntamente com os bichos, as estrelas, os reis e os pastores.
Será que essa estória aconteceu de verdade? Foi daquele jeito descrito pelas escrituras sagradas? As crianças sabem que isso é irrelevante. Elas ouvem a estória e a estória acontece de novo. Não querem explicações. Não querem interpretações. A beleza da estória lhes basta. O belo é verdadeiro. Os teólogos que fiquem longe do presépio. Suas interpretações complicam o mundo.
O presépio nos faz querer “voltar para lá, para esse lugar onde as coisas são sempre assim, banhadas por uma luz antiqüíssima e ao mesmo tempo acabada de nascer. Nós também somos de lá. Estamos encantados. Adivinhamos que somos de um outro mundo.” (Octávio Paz)
Seria tão bom se os pais contassem essa estória para os seus filhos!






                            

É NATAL,
Que a felicidade desta data
continue da mesma forma
e com a mesma intensidade
por todos os dias,e que Jesus
permaneça sempre em
nossos corações.