CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Todos os santos se tornam intercessores no Céu

A Lumen Gentium do Vaticano II lembra: “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49) (§956).

Na hora da morte, São Domingos de Gusmão dizia a seus frades: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida”. E Santa Teresinha confirmava esse ensino dizendo: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.

O nosso Catecismo diz: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita” (§2692).

A marca dos santos são as bem-aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso, esse trecho do Evangelho de São Mateus (5,1ss) é lido nesta Missa. Os santos viveram todas as virtudes e, por isso, são exemplos de como seguir Jesus Cristo. Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.

 Somos chamados a ser santos

Essa ‘Solenidade de Todos os Santos’ vem do século IV. Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo Papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do “Panteon” dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835, essa celebração foi transferida pelo Papa Gregório IV para 1º de novembro.

Cada um de nós é chamado a ser santo. Disse o Concílio Vaticano II: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (Lg 40). Todos são chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48): “Com o fim de conseguir essa perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (…) cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra, luminosamente, na história da Igreja pela vida de tantos santos” (LG 40).

O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual (cf. 2Tm 4). O progresso espiritual da oração, mortificação, vida sacramental, meditação, luta contra si mesmo, é isso que nos leva, gradualmente, a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Disse São Gregório de Nissa (340): “Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo, de começo em começo, por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece” (Hom. in Cant. 8).

Laudes da Solenidade de Todos os Santos

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Jesus, que o mundo salvastes,
dos que remistes cuidai.
E vós, Mãe santa de Deus,
por nós a Deus suplicai.

Os coros todos dos Anjos,
patriarcal legião,
Profetas de tantos méritos,
pedi por nós o perdão.

Ó Precursor do Messias,
ó Ostiário dos céus,
com os Apóstolos todos,
quebrai os laços dos réus.

Santa Assembleia dos Mártires;
vós, Confessores, Pastores,
Virgens prudentes e castas,
rogai por nós pecadores.

Que os monges peçam por nós
e todos que o céu habitam:
a vida eterna consigam
os que na terra militam.

Honra e louvor tributemos
ao Pai e ao Filho também,
com seu Amor, um só Deus,
por todo o sempre. Amém. 

I Vésperas 

 Solenidade de Todos os Santos

Redentor de todos, Cristo,
vossos servos conservais,
abrandado pela Virgem
com suas preces maternais.

Multidões celestiais
dos espíritos amigos,
ontem, hoje e no futuro
defendei-nos do inimigo.

Do eternal Juiz profetas
e apóstolos do Senhor,
nos salvai com vossos rogos,
escutai nosso clamor.

Santos mártires de Deus,
confessores luminosos,
vossas preces nos conduzam
para o céu, vitoriosos.

Santos monges e eremitas,
santos coros virginais,
dai-nos sermos os convivas
do Senhor, com quem reinais.

Nossa voz à vossa unimos,
dando graças ao Senhor.
E paguemos, na alegria,
nossa dívida em louvor.
fonte:https://liturgiadashoras.online/i-vesperas-da-solenidade-de-todos-os-santos/ 

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Ó Deus, verdade e força
que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia,
a terra iluminais.

De nós se afaste a ira,
discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde,
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito
convosco pelo Amor.

Ou:

O louvor de Deus cantemos
com fervor no coração,
pois agora a hora sexta
nos convida à oração.

Nesta hora foi-nos dada
gloriosa salvação
pela morte do Cordeiro,
que na cruz trouxe o perdão.

Ante o brilho de tal luz
se faz sombra o meio-dia.
Tanta graça e tanto brilho
vinde haurir, com alegria.

Seja dada a glória ao Pai
e ao Unigênito também,
com o Espírito Paráclito,
pelos séculos. Amém.

fonte:https://liturgiadashoras.online/hora-sexta-solenidade-de-todos-os-santos/ 

Oração a Todos os Santos: Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a Vossa grandeza, amor e bondade; fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que Vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.

fonte:Youtube - Lara Velho

Querido Pai, Você tem dado aos santos do Céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao seu santo amor, eles também se preocupam comigo e com minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos. Obrigado pelo dom da sua amizade e pelo testemunho de uma vida santa. Eu peço ao nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim a intercessão por nós. Peço-lhe que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao Céu. Ó senhor, dai-nos sua assistência para vencer a tentação ganhando a plenitude da vida com você. Amém.”

fonte:https://www.santuariosaojose.com/1o-de-novembro-oracao-para-o-dia-de-todos-os-santos/ 
https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2019/11/sao_carlos_790x444_01112019123807.jpg 
04 de  Novembro
A obra de são Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos de acrescentar mais uma, sem dúvida a mais importante: humildade. Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a inteligência notável, a cultura e o acesso às altas elites de Roma para posicionar-se na frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças.

Nasceu no castelo da família em Arona, próximo de Milão, em 2 de outubro de 1538. O pai era o conde Gilberto Borromeu e a mãe era Margarida de Médicis, da mesma casa da nobreza de grande influência na sociedade e na Igreja. Carlos era o segundo filho do casal, e aos doze anos a família o entregou para servir a Deus, como era hábito na época. Com vocação religiosa acentuada, penitente, piedoso e caridoso como os pobres.

Levou a sério os estudos diplomando-se em direito canônico, aos vinte e um anos de idade. Um ano depois, fundou uma Academia para estudos religiosos, com total aprovação de Roma. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos já era sacerdote e bispo de Milão. Na sua breve trajetória, deixou-se guiar apenas pela fé, atuando tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção para uma ou para a outra. Talvez tenha sido o primeiro secretário de Estado no sentido moderno da expressão. Formado pela Universidade de Pávia, liderou uma reforma radical na organização administrativa da Igreja, que naquele período era alicerçada no nepotismo, abusos de influências e sintomas graves de corrupção e decadência moral.

Para isso conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Foi um dos maiores fundadores que a Igreja já teve. Criou seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de "pai dos pobres". Orientou muitas Ordens e algumas que surgiram depois de sua morte o escolheram para padroeiro, dando continuidade à grandiosa obra de amparo aos mais pobres que nos deixou. Contudo tudo foi muito difícil, porque encontrou muita resistência de Ordens conservadoras. Aliás, foi até vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Mas saiu ileso e humildemente perdoou seu agressor.

Chegou 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a própria vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais ativos era Carlos Borromeu. Visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, num trabalho incansável que lhe consumiu as energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo.

Até que um dia foi apanhado, finalmente, pela febre, que minou seu organismo lentamente. Morreu anos depois, dizendo-se feliz por ter seguido os ensinamentos de Cristo e poder encontrar-se com ele de coração puro. Tinha apenas quarenta e seis anos de idade, quando isso aconteceu no dia 4 de novembro de 1584, na sua sede episcopal, na Itália. O papa Paulo V canonizou-o em 1610 e designou a festa em homenagem à memória de são Carlos Borromeu para o dia de sua morte.
fonte:https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-carlos-borromeu
https://www.semprealegria.com/blog/wp-content/uploads/2014/11/Santa-Izabel-e-S.-Zacarias.jpg 
Santa Isabel e Zacarias

São Zacarias e Santa Isabel, pais do grande João Batista

Foram escolhidos por Deus pela fé inabalável, pureza de coração e o grande amor que dedicavam ao próximo. Eram um casal de idosos e infelizmente Isabel era estéril. Mas foi por sua esterilidade que ela se tornou uma grande personagem feminina na historia religiosa do povo de Deus.

Deus utiliza muitos instrumentos para o bom cumprimento de suas promessas na economia da Salvação. Olhar, com respeito e admiração, para esses instrumentos de Deus é uma excelente forma de honrá-lo. Hoje a Igreja, então, faz memória agradecida de dois servos fiéis, São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista. João, como sabemos, é aquele grande anunciador do Reino de Deus, que preparou alguns corações para receber Jesus, o Shalom do Pai entre nós. 

Qual a origem desses dois servos, esse casal santo? O que as Escrituras Sagradas falam deles?

Quem foi São Zacarias? 

O significado de seu nome muito já pode nos falar sobre sua identidade e missão. Zacarias vem do idioma hebraico, Zakariya, e significa “Deus se lembrou”. Segundo as Escrituras, Zacarias foi um sacerdote do Templo de Deus, em Jerusalém, esposo de Isabel e pai de João Batista. Seu filho teria a árdua missão de preparar as veredas para a vinda de Jesus, o Salvador do mundo. 

Embora seja um personagem bíblico, seu nome é reverenciado também pelos muçulmanos. No Alcorão, livro sagrado deles, São Zacarias é tratado e visto como um dos profetas de Deus, uma figura essencial. As narrativas do Evangelho deixam claro que Zacarias e Isabel eram um casal justo e temente a Deus (cf.Lucas:1,5-7).  

Porém, há um detalhe curioso que a passagem bíblica não deixa de evidenciar: embora fosse um casal justo, que vivia de modo irrepreensível todos os mandamentos e preceitos do Senhor, não tinham filhos porque Isabel era estéril (cf. Lc 1,5-7). Essas informações sobre esse casal e as próprias manifestações de Deus na vida deles deixam claro uma das magníficas características do Senhor: o Criador consegue fazer brotar vida, esperança e sentido onde naturalmente e humanamente falando não haveria nada disso. Leia a passagem, veja o que Deus fez: “Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: ‘Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João’” (Lc 1,11-13). Quando isso aconteceu, após um período de mudez, Zacarias pôde entoar a Deus hinos de louvor, profetizando, característica que marcaria a missão pessoal de seu filho. 

Quem foi Santa Isabel?

O nome Isabel vem do hebraico ‘Elisheba’, e aparece no livro do Êxodo, no entanto, tornou-se mais famoso mesmo por ser o nome da mãe de São João Batista. Isabel significa “Deus é meu juramento” ou “meu Deus prometeu”. Junto com seu esposo Zacarias, ela é descrita pelas Escrituras como sendo uma mulher fiel e irrepreensível aos olhos de Deus. Era profundamente dedicada e comprometida com os mandamentos do Senhor (cf. Lc 1,6). No versículo 7 dessa mesma passagem de Lucas, Isabel e seu esposo são apresentados como um casal de idosos. Além da idade avançada, o mesmo versículo nos informa que o casal não tinha filhos, pois Isabel era estéril.

Porém, contra toda possibilidade, devido às questões já mencionadas neste texto, após o encontro do anjo com seu esposo, Isabel engravidou. Todavia, talvez por prudência ou vergonha, por cinco meses Isabel não saiu de casa. Tanto que a própria Virgem Maria não recebeu dela a notícia da gravidez, mas do anjo. Nossa Senhora, então, por iniciativa própria, partiu apressadamente e foi visitá-la (cf. Lc 1,36). 

Os pais do precursor do Messias

As Escrituras dizem que quando Isabel ouviu a saudação da doce Rainha da Paz, o menino que era gerado em seu ventre ficou agitado e ela foi tomada do Espírito Santo. Nessa hora, Santa Isabel faz a conhecida proclamação acerca de Maria e de Jesus, rezando a segunda parte da oração que hoje chamamos de Ave-Maria. “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). 

Naquele momento, Isabel compreendeu que o menino que Maria trazia em seu ventre era o Salvador (cf. Lc 1,43). As duas ficaram juntas aproximadamente três meses, depois Maria voltou para sua casa. Após o nascimento do menino, Zacarias deu-lhe o nome de João, em seguida, voltou a falar.  Apesar de Isabel ter passado a maior parte de sua vida como uma mulher estéril, essa condição era apenas temporária e fazia parte dos planos eternos de Deus (cf. Is 40,3-5; Ml 3,1; 4,5-6).  

Que Deus, em nome de Jesus e por intercessão de São Zacarias e Santa Isabel, esse casal fiel e santo, venha em socorro de tantos casais que lutam contra a infertilidade e não conseguem ter filhos. 

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós. 

fonte:https://comshalom.org/sao-zacarias-e-santa-isabel-pais-do-grande-joao-batista/ 

https://paroquiadesaojudastadeu.org.br/wp-content/uploads/2020/11/St_Zacarias_e_Sta_Isabel.jpg

"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.
Serás profeta do Altíssimo, ó menino, pois irás andando à frente do Senhor para aplainar e preparar os seus caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão de seus pecados; pelo amor do coração de nosso Deus, Sol nascente que nos veio visitar lá do alto como luz resplandecente a iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, guiando-nos no caminho da paz."
fontehttps://www.lojaterracotta.com.br/blogs/oracoes-catolicas/benedictus-canto-de-zacarias

 
A festa de Isabel é celebrada no dia 5 de novembro
A festa de Zacarias é celebrada no 5 de novembro no Ocidente e no dia 15 de novembro na Igreja Oriental.

 

 

SÃO ALBERTO MAGNO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

15 de Novembro

Origens 

Santo Alberto Magno nasceu na Alemanha, em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa. Partiu muito jovem para a Itália, em Pádua, dedicando-se ao estudo das chamadas “artes liberais”. Aplicou-se à gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música, ou seja, manifestando interesse pelas ciências naturais.

Igreja dos Dominicanos
Frequentou a igreja dos Dominicanos enquanto esteve em Pádua. Grande administrador do Reino de Deus e devotíssimo da Virgem Maria, optou pelos desejos do coração de Deus. Por sua grande paixão, entrou para a família Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, na santidade e no apostolado.

Ordenação Sacerdotal
Após sua ordenação sacerdotal, seus superiores destinaram-no ao ensino em vários centros de estudos teológicos, anexos aos conventos dos Padres Dominicanos. Suas qualidades intelectuais permitiram-lhe aperfeiçoamento nos estudos de teologia na universidade mais célebre dessa época, a de Paris. A partir de então, Santo Alberto Magno dedicou-se à atividade de escritor.

Santo Alberto Magno: Patrono dos Cultores das Ciências Naturais

Estúdio Teológico
Em 1248, foi encarregado de abrir um estúdio teológico na Colônia (Alemanha), onde viveu por alguns anos. Levou consigo para a Colônia, Tomás de Aquino, um discípulo extraordinário. Instaurou-se entre esses dois grandes teólogos um relacionamento de grande amizade, que contribuiu muito para o desenvolvimento da ciência.

Superior da Província Teutônia dos padres Dominicanos
No ano de 1254, Alberto foi eleito Superior da Província Teutônia dos padres Dominicanos, que incluía comunidades distribuídas entre a Europa Central e a do Norte. Santo Alberto Magno distinguiu-se pelo zelo com que exerceu tal ministério, visitando as comunidades e exortando os irmãos à fidelidade, aos ensinamentos e aos exemplos de São Domingos.

Bispo de Regensburg
Alexandre IV, Papa na época, percebeu os dotes de Santo Alberto e quis tê-lo ao seu lado em Anagni, em Roma e em Viterbo. O mesmo Papa, nomeou-o Bispo de Regensburg, numa diocese que passava por um momento difícil. De 1260 a 1262, Alberto exerceu este ministério com dedicação, levando a paz e a concórdia à região.

Dedicação
Entre os anos 1263 e 1264, pregou na Alemanha e na Boêmia, sendo encarregado pelo Papa Urbano IV. Foi ordenado depois para retornar para a Colônia e dedicar-se novamente à missão de estudioso e escritor.

Favoreceu a União entre as Igrejas Latina e Grega
Em 1274, foi convocado pelo Papa Gregório X para favorecer a união entre as Igrejas latina e grega, após o grande cisma do Oriente. Alberto esclareceu o pensamento de Tomás de Aquino, que havia sido alvo de objeções e até de condenações injustificáveis.

A dedicação aos estudos rendeu grandes contribuições a Igreja

Páscoa

Suas obras escritas encheram 38 grossos volumes e, com o testemunho, impregnou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilíbrio e graça a fé que não contradiz a razão. Entrou no Céu, em 1280, após falecer na cela de seu convento da Santa Cruz, na Colônia.

Via de Santificação

Foi beatificado em 1622 e canonizado em 1931, quando Papa Pio XI proclamou-o Doutor da Igreja. Dez anos depois, Pio XII declarou-o Patrono dos cultores das ciências naturais.

Legado
Um dos grandes méritos de Santo Alberto foi estudar as obras de Aristóteles, convencido de que tudo aquilo que é racional é compatível com a fé revelada nas Sagradas Escrituras. Santo Alberto contribuiu para a formação de uma filosofia autônoma, distinta da teologia e vinculada pela unidade da verdade. Desse modo, denominou-se no século XIII, uma clara distinção entre estes dois saberes, filosofia e teologia, que cooperam para a descoberta da autêntica vocação do homem.

Minha oração

“Grande mestre e educador das almas, que formaste santos com seus ensinamentos, suscitai novas vocações para continuar a obra da salvação. Intercedei pelos professores e educadores para que possam ser cheios do Espírito Santo e eduquem conforme os valores cristãos. Amém.”

Santo Alberto Magno, rogai por nós!

fonte:https://santo.cancaonova.com/santo/santo-alberto-magno-mestre-de-tomas-de-aquino/

 
16 de Novembro
 
A devoção a Nossa Senhora da Misericórdia tem origem no hino de louvor a Deus, que a própria Virgem Maria cantou, chamado “Magnificat”. No canto, ela agradece a Deus pela maravilha que Ele está fazendo na vida dela. Num dos versículos deste canto, que está em Lucas 1, 50, Maria diz: “Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.” Maria é portadora da própria misericórdia de Deus, que é Jesus, o Salvador. Por isso, o título Nossa Senhora da Misericórdia.

Por ter gerado Jesus, Misericórdia de Deus em pessoa, Maria recebeu, por volta do Século XVI, um título que entrou para a Ladainha de Nossa Senhora: “Mãe de Misericórdia”. O título entrou, também, na oração da Salve Rainha: “Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia…” Assim, a Igreja passou a invocar a intercessão de Maria com esse título, confiando na misericórdia que ela pede a Deus em nosso favor e lembrando que, como Mãe de Misericórdia, ela é, também, corredentora em Jesus Cristo.

O Papa São João Paulo II, em sua Carta Encíclica chamada Dives in Misericórdia (Sobre a Misericórdia) diz o seguinte: “Maria é aquela que conhece mais profundamente o mistério da misericórdia divina. Conhece o seu preço e sabe quanto é elevado. Neste sentido, chamamos-lhe Mãe de Misericórdia ou Mãe da Divina Misericórdia. Em cada um destes títulos há um profundo significado teológico (Dives in Misericórdia, 9).

Por volta do ano 1620, na Lituânia, foi pintada a Mãe de Misericórdia. A obra foi feita a pedido da prefeitura da cidade de Vilnius. Esta imagem foi instalada sobre a porta principal da cidade murada, chamada Ostra Brama, com a intenção de proteger a cidade da invasão dos tártaros. Desde então, a devoção a Nossa Senhora da Misericórdia se espalhou pela região e pela Europa.

Em 1670, um pregador dizia: “Para entrar e sair da cidade, os homens têm que passar por esta porta. Assim, na Porta do Céu está esperando por nós Maria Santíssima. Por suas mãos passam as graças do Céu para a Terra e, por intercessão e com a ajuda dela, os homens entram no Céu.Ela é a Porta do Céu pela qual veio à terra o Dom Magnífico ‒ Eterno Filho de Deus. Não existe outra porta pela qual passem as graças do Céu, a não ser pelas mãos da Mãe de Deus. (…) A porta serve também para proteger. Portanto, a Igreja tem sua Protetora”.

Uma história impressionante Em 1626, carmelitas descalços inauguraram um convento anexo à porta.
Em 1655, invasores russos destruíram a porta com um incêndio. A imagem, porém, permaneceu intacta e passou a ser guardada pelos carmelitas.
Em 1671 os carmelitas inauguram uma capela no mesmo local e a imagem volta para o local principal.
Em 1715, um segundo grande incêndio destrói Vilnius. A imagem, porém, foi salva e guardada na igreja de Santa Teresa, enquanto o grande portal era reconstruído no formato de capela.
Em 1761, os Carmelitas publicaram uma grande coletânea de milagres e graças alcançados pela intercessão de Nossa Senhora da Misericórdia. Várias graças eram de proteção da cidade.
Em 1773, o Papa Clemente XIV concedeu várias indulgências a quem rezasse diante dela.
Entre 1799 e 1802, os russos voltam a destruir a cidade. Eles poupam apenas o portal da imagem, por causa da grande reverência que o povo tinha por ela.
Em 02 de julho de 1927, a imagem da Mãe de Misericórdia, foi coroada canonicamente por um decreto do Papa Pio XI. Ela recebeu, então, coroas de ouro novas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia não foi tirada de seu lugar. Quando a Lituânia foi anexada pela União Soviética, os dominadores trataram de fechar todas as igrejas da capital. A única que não foi fechada foi a de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1993, dissolvida a URSS, o Papa São João Paulo II rezou o terço na capela, ao lado da imagem.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br
fonte:https://institutohesed.org.br/mae-da-divina-misericordia/ 

Mãe da Misericórdia, Maria Santíssima


Existe uma íntima relação entre Maria Santíssima, a Mãe de Jesus, o mistério da misericórdia divina e a prática da misericórdia.

Maria está desde a sua concepção envolta na misericórdia
 

infinita do Pai, pelo Filho e no Espírito (preservada do pecado e do demônio), ao mesmo tempo em que o seu agir – antes e depois da sua Assunção – está assinalado pelo amor efetivo aos seres humanos (especialmente pelos pecadores e sofredores).

Oficialmente a Igreja Católica aprovou a 15/8/1986 o formulário da Missa Votiva “Santa Maria, Rainha e Mãe de Misericórdia”, importante marco para a história de sua veneração – sem nos esquecermos que a 30/11/1980 o Papa João Paulo II destacara na sua Encíclica Dives in misericordia que Maria é a “pessoa que conhece mais a fundo o mistério da misericórdia divina” (n. 9). Anos depois o Catecismo da Igreja Católica (1997) dirá que ao rezar na Ave-Maria: “rogai por nós, pecadores”, estamos recorrendo à “Mãe da misericórdia” (n. 2677).

A invocação “Salve, Rainha de misericórdia” se encontra pela primeira vez com o Bispo Adhémar, de Le Puy (+ 1098); destaca a qualidade do olhar materno de Maria: “esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei”, e conclui com o sentido desta sua misericórdia: “ó clemente, ó piedosa, ó doce, Virgem Maria”. Já o título “Mãe de Misericórdia” se crê que foi dado pela primeira vez a Maria por Santo Odão (+942), abade de Cluny. “Ego sum Matermisericordiae” (Eu sou a Mãe de Misericórdia), Maria lhe teria dito em sonho.


No mundo oriental podemos encontrar testemunhos ainda mais antigos. O padre oriental da Tiago de Sarug (+521), aplicou a Maria explicitamente o título de “Mãe de misericórdia” (Sermo de transitu), o que é por muitos considerado como sua primeira atribuição em absoluto.
Relação com a Mensagem da Divina Misericórdia

Em Vilna, capital da Lituânia, se venera a imagem da Mãe da Misericórdia de AušrosVartai (Portal da Aurora) desde 1522, localizada numa das entradas do antigo muro. Em 1773 o Papa Clemente XIV concedia indulgências a quem rezasse ali com devoção, e em 1927 o Papa Pio XI permitiu que a pintura fosse solenemente coroada com o título de Maria, Mãe de Misericórdia. Sua festa é celebrada a 16 de novembro.

Em nossos tempos, Santa Faustina Kowalska†, mística polonesa, nos repropõe a centralidade da Divina Misericórdia para a fé e a vida da Igreja, recorrendo a Maria Santíssima como Mãe da Misericórdia, padroeira da Congregação religiosa a que pertencia (cf. Diário 79, 449, 1560), cuja festa celebravam (a Congregação) em 5 de agosto. Por Providência divina, a primeira vez em que a imagem de Jesus Misericordioso foi publicamente venerada foi justamente em Vilna (cf. Diário, 417).
Em qual sentido podemos proclamar Maria como Mãe de misericórdia?

Sem cometer o grave equívoco de pensar que a misericórdia é reservada a Maria e a justiça a Jesus (como muitos medievais chegaram a pensar), o título “Mãe da Misericórdia” ou “Mãe de misericórdia” assim se justifica: Maria é a mulher que experimentou de modo único a misericórdia de Deus – que a envolveu de modo particular desde a sua Imaculada Conceição, passando pela Anunciação, como discípula fiel do seu Filho, até o grande momento da Sua Páscoa (paixão, morte, ressurreição, glorificação e Pentecostes). Ela é kecharitoméne, “cheia de graça”, ou seja, totalmente transformada pela benevolência divina (cf. Ef 1,6).

Maria é a mãe que gerou a misericórdia divina encarnada – graça extraordinária que coloca a jovem Maria, a partir da Encarnação do Filho de Deus, numa relação inimaginável de intimidade com o próprio “Pai das misericórdias” (2Cor 1,3). A partir do seu “eis-me aqui” e o seu “faça-se”, a misericórdia divina se faz carne e entra na história!

Maria é a profetisa que exalta a misericórdia de Deus – pois no seu cântico o “Magnificat” por duas vezes – unida ao Filho do Altíssimo e ao seu Espírito – ela louva ao Pai misericordioso: “a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem”; “socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia” (Lc1,50.54).

Maria é a intercessora incansável do povo de Deus – elevada aos Céus em corpo e alma, Maria não deixa de apresentar as necessidades dos fiéis ao seu Filho, a quem rogou pelos esposos de Caná, quando vivia na terra (cf. Jo 2,1ss). Ela “continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna”, ensina o Concílio Vaticano II (Lumen gentium, n. 62), praticando assim a misericórdia, sobretudo para com os que padecem dos males da alma (pecadores), mas também do corpo (todos que sofrem).

Maria é a apóstola incansável da misericórdia divina – com a permissão e o envio do seu Filho, Maria visitou inúmeras vezes os seus filhos ainda peregrinos neste mundo, o que podemos contemplar nas aparições que já gozam de beneplácito eclesial (Guadalupe, La Salette, Lourdes, Knock, Fátima etc.), convidando a todos a se aproximarem do “trono da graça” que é o seu Filho. Com o seu coração compassivo de Mãe, não poderia permanecer indiferente às mazelas dos seus filhos neste vale de lágrimas!

A Mãe de Jesus e nossa merece, portanto, ser honrada como Mãe da Misericórdia e Mãe de misericórdia! Ó Maria, Mãe que experimentastes e gerastes a Misericórdia, Mãe que proclamais e exerceis a misericórdia, fazei de nós autênticos apóstolos deste mesmo mistério de amor em nossos tempos. Amém. 
fonte:https://misericordia.org.br/devocao-antiga/maria-mae-da-misericordia/ 
 
ORAÇÃO
Roga por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Roga por todas as famílias, santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã! Roga pelos filhos e pelos pais, santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré! Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pelos filhos sem família, pelos órfãos sem amor! Roga pelos pais meeiros, explorados, doentes, desempregados, roga pelos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa! Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pelos pais que não podem criar seus filhos com decência! São tantas as ameaças contra a família… Mostra que és nossa Mãe: Pede a Jesus por todos nos! Ó, clemente, ó, piedosa, ó, doce Virgem Maria! Amém
Fonte: https://misericordia.org.br/formacoes/oracao-a-mae-de-misericordia/ 

Padroeira da Região é a Mãe da Misericórdia, cuja festa é celebrada no dia 16 de novembro. A devoção à Mãe da Misericórdia evidenciou-se a partir do século XVI.


O Ícone da Mãe da Misericórdia foi pintado por volta de 1620 na Lituânia, a pedido da prefeitura de Vilnius para uma das nove portas da muralha que cercam a cidade, construída para protegê-la da iminente invasão tártara. Essa imagem seria sinal de proteção aos que por ela passassem. Foi colocada sobre a principal porta, conhecida como Porta da Aurora. Mais adiante foi também colocado uma imagem de Cristo Salvador. A disposição dessas duas imagens possuía um forte significado: o caminho que leva o cristão por Maria a Cristo, e também por Cristo à Maria. Um pregador, por volta de 1670, dizia: “Para entrar e sair da cidade, os homens têm que passar por esta porta. Assim, na Porta do Céu está esperando por nós Maria Santíssima. Por suas mãos passam as graças do Céu para a Terra e, por intercessão e com a ajuda dela, os homens entram no Céu. Ela é a Porta do Céu pela qual veio à terra o Dom Magnífico ‒ Eterno Filho de Deus. Não existe outra porta pela qual passem as graças do Céu, a não ser pelas mãos da Mãe de Deus. (…) A porta serve também para proteger. Portanto, a Igreja tem sua Protetora”. A imagem, feita originalmente como pintura convencional, representa a Virgem Santíssima com as mãos espalmadas cruzadas sobre o peito e a cabeça inclinada, envolta em véu branco, vestida com túnica vermelha, recoberta com manto azul, envolta por grossos raios de luz. Inserida na parede, era protegida da neve e do vento por uma persiana. Em 1626 um convento de frades Carmelitas Descalços é inaugurado anexo ao portal. Em 1655, um incêndio provocado pelos invasores russos destrói a Porta da Aurora ‒ a imagem escapa ilesa, ficando sob o cuidado dos Carmelitas, que inauguram em 1671 uma capela no mesmo lugar. Nesse tempo a imagem é revestida por uma camada de prata, aproximando-a da tradição iconográfica oriental. O fundo, as mãos e o rosto da Virgem escureceram com o tempo. Entre os elementos acrescidos à obra encontra-se a dupla coroa (século XVIII, que se perdeu na Segunda Guerra Mundial), o manto com rosas, tulipas, cravos e outras flores em prata, e a lua crescente projetada na frente da imagem (1849): elementos vinculados à representação da Imaculada Conceição.

Em 1715, um novo incêndio atingiu Vilnius. A imagem é salva e levada para a igreja de Santa Teresa, enquanto o portal é reconstruído na forma de capela. Em 1761, os Carmelitas publicam uma coletânea de milagres atribuídos a ela, especialmente na proteção da cidade.


Em 1773, o Papa Clemente XIV concede indulgências a quem rezar diante dela. Quando os russos destroem a muralha da cidade entre 1799-1802, é poupado apenas o portal da imagem, devido a fama e reverência que ela despertava nos ortodoxos. O próprio convento foi dissolvido em 1844 pelos russos.

Em 02.07.1927, a imagem mais cara à piedade do povo lituano, a da Mãe de Misericórdia, foi canonicamente coroada por decreto do Papa Pio XI. Recebeu, então, nova coroas de ouro. No domingo seguinte à Páscoa de 1935, em Ostra Brama, junto ao ícone da Mãe de Misericórdia, o Pe. Miguel Sopocko expôs pela primeira vez a imagem de Jesus Misericordioso para a veneração pública, conforme as disposições apresentadas pelo próprio Cristo à Santa Faustina. Na Segunda Guerra Mundial, o ícone da Mãe de Misericórdia não foi retirado de seu lugar. Com o país anexado pela União Soviética, todas as igrejas da capital foram fechadas, exceto a da Porta da Aurora. O Papa São João Paulo II, em sua Carta Encíclica chamada Dives in Misericordia (Sobre a Misericórdia) diz o seguinte: “Maria é aquela que conhece mais profundamente o mistério da misericórdia divina. Conhece o seu preço e sabe quanto é elevado. Neste sentido, chamamos-lhe Mãe de Misericórdia ou Mãe da Divina Misericórdia. Em cada um destes títulos há um profundo significado teológico (Dives in Misericordia, 9). Já dissolvida a URSS em 1993, o Papa São João Paulo II recitou o terço na capela junto à imagem. No mistério de sua Imaculada Conceição, Maria foi objeto da misericórdia previdente do Senhor. A ela apraz socorrer seus filhos, sujeitos à concupiscência, da qual ela não teve mancha.


O Papa Francisco visitou o Santuário Mãe da Misericórdia, em Vilnius, no dia 22 de setembro de 2018. No Santuário o Papa Francisco rezou em silêncio diante do ícone de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia. Em seguida, fez uma saudação aos fiéis presentes no Santuário, lembrando que a “Porta da Aurora”, foi o que restou das muralhas da cidade de Vilnius, e ali já estava a imagem da “Virgem da misericórdia”, sempre pronta a socorrer seus filhos. “Ela, já desde então, queria ensinar-nos que se pode proteger sem atacar, que é possível ser prudentes sem a necessidade doentia de desconfiar de todos. Esta Mãe sem o Menino, toda dourada, é a Mãe de todos; em cada um daqueles que aqui se deslocam, Ela vê o que muitas vezes nós próprios não conseguimos sequer notar: o rosto de seu Filho Jesus gravado no nosso coração”, destacou.

Oração a Nossa Senhora da Misericórdia

“Ó, Maria Rainha e Mãe de Misericórdia, perfeito lírio de Deus, hoje desejo me consagrar inteiramente ao vosso coração materno prometendo defender com a arma do rosário, a Santa Igreja, o Papa, os Bispos e todo o clero. E Vos pedimos que, a vossa misericórdia, unida com o sangue de Jesus, possa fazer com que amemos e perdoemos os nossos irmãos. Mãe de misericórdia: dai-nos a vossa misericórdia. Ó Jesus, pelo teu precioso Sangue, salvai-nos do mal do inferno. Amém.
fonte:http://palotinos.rio.br/service-title-4/
https://www.oarcanjo.net/site/wp-content/uploads/Santa-Gertrudes.jpg
 
SANTA GERTRUDES - Dia a 16 de Novembro
Séculos antes que Jesus aparecesse a Santa Margarida Maria Alacoque, ela já teve experiências místicas com o Seu Sagrado Coração

Na Igreja, são chamadas de “místicas” as pessoas que recebem de Deus o extraordinário privilégio de uma relação profunda, direta e sensível com Ele, que lhes transmite mensagens e revelações e lhes concede graças de especialíssimo fervor na vida de oração (embora, com frequência, permeado por fases de drástica aridez espiritual como provação na fé). Há também casos de místicos agraciados com dons sobrenaturais visíveis como a levitação, a bilocação, os estigmas da Paixão de Cristo, entre outros.

Não há uma “definição formal” na Igreja sobre as pessoas místicas, mas o Catecismo nos esclarece, nos seguintes números sobre a santidade cristã, que a “mística” é, basicamente, a união cada vez mais íntima com Cristo:
2014. O progresso espiritual tende para a união cada vez mais íntima com Cristo. Esta união chama-se «mística», porque participa no mistério de Cristo pelos sacramentos – «os santos mistérios» – e, n’Ele, no mistério da Santíssima Trindade. Deus chama-nos todos a esta íntima união com Ele, mesmo que graças especiais ou sinais extraordinários desta vida mística somente a alguns sejam concedidos, para manifestar o dom gratuito feito a todos. 2015. O caminho desta perfeição passa pela cruz. Não há santidade sem renúncia e combate espiritual. O progresso espiritual implica a ascese e a mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças: «Aquele que sobe, nunca mais pára de ir de princípio em princípio, por princípios que não têm fim. Aquele que sobe nunca mais deixa de desejar aquilo que já conhece».
A padroeira dos místicos cristãos

A Igreja também venera uma santa considerada padroeira das pessoas místicas: Santa Gertrudes, vidente do Sagrado Coração de Jesus, cuja festa litúrgica é celebrada em 16 de novembro.

VIDA RELIGIOSA – Nascida na Alemanha em 6 de janeiro de 1256, ela foi enviada aos 5 anos de idade para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã, Santa Matilde, foi abadessa e sua professora. Após tomar o hábito, na adolescência, ela se tornou amiga de Santa Matilde de Hackeborn, que, assim como ela própria, também era especial devota do Sagrado Coração de Jesus.


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – Aliás, muitos séculos antes que Jesus aparecesse a Santa Margarida Maria Alacoque, Santa Gertrudes já teve experiências místicas com o Seu Sagrado Coração. A religiosa de comunhão frequente e vívida devoção a São José teria chegado, em duas visões, a reclinar a cabeça sobre o peito de Jesus, ouvindo as batidas do Seu Coração. Em outra visão, Santa Gertrudes perguntou a São João Evangelista, que também reclinara a cabeça junto ao Coração de Cristo durante a Última Ceia, por que ele não tinha escrito nada sobre o Coração de Jesus. O Apóstolo respondeu que a revelação do Sagrado Coração de Jesus estava reservada para tempos posteriores, quando a frieza do mundo viesse a precisar de modo especial de um reavivamento no amor.

fonte:https://pt.aleteia.org/2018/11/16/santa-gertrudes-padroeira-dos-misticos/

A oração pelas almas do purgatório revelada a  cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório

Santa Gertrudes foi uma mística do século XIII que, muito tempo antes das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, já recebeu a graça extraordinária de viver experiências místicas com o Seu Sagrado Coração.

“REVELAÇÕES DE SANTA GERTRUDES” – Cinco livros que compõem o “Arauto da Amorosa Bondade de Deus”, também conhecidos como “Revelações de Santa Gertrudes”, são atribuídos a ela direta ou indiretamente: o primeiro volume foi escrito por amigos íntimos da religiosa, enquanto o segundo foi obra dela própria e os seguintes foram redigidos sob a sua direção. Os textos falam das suas experiências místicas e, entre outras lições, tratam da relação entre sofrimento e graça: “A adversidade é a aliança espiritual que sela os esponsais com Deus”, lê-se numa passagem. De fato, Santa Gertrudes sofreu enfermidades dolorosas durante dez anos até partir desta vida para a Casa do Pai em 17 de novembro de 1301 ou 1302. O Papa Clemente XII determinou que a sua festa litúrgica fosse celebrada em toda a Igreja.
 
ALMAS DO PURGATÓRIO – Em uma das suas visões, Santa Gertrudes recebeu de Jesus uma oração breve, mas muito especial: toda vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório. Você pode conhecer e fazer essa mesma oração:

Em uma das visões místicas que teve ao longo da vida, Santa Gertrudes foi instruída por Jesus a fazer a seguinte oração sabendo que, a cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório:

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.
fonte:https://pt.aleteia.org/2018/11/16/a-oracao-pelas-almas-do-purgatorio-revelada-a-santa-gertrudes-por-jesus/
 
DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO
18 de Novembro 
 
 
 Dedicação da Basílica de São Pedro de Roma (Vaticano)

Basílica de São Pedro de Roma, cuja cúpula é a primeira coisa que o peregrino, emocionado, vê, a caminho da Cidade Eterna, é a maior do globo. Nela repousa o primeiro vigário de Nosso Senhor.

Erguida à glória do Mestre e do Príncipe dos Apóstolos, começava por Bramante, em 1506, deve a cúpula ao gênio do imortal Miguel Ângelo a pedido do Papa Paulo III, que nela trabalhou de 1546 a 1564. Tiago della Porta continuou a sua obra, de 1588 a 1590. Carlos Maderna elevou-lhe a fachada e terminou a nave a pedido do Papa Paulo V, de 1607 a 1614. Bernino levantou o grande baldaquino do altar-mor em 1623 e continuou até a morte a decoração interior. Foi quem desenhou a praça com a colunata.

Urbano VIII, a 18 de novembro de 1626, consagrava a basílica, em cujo centro repousa São Pedro.

Sobre a tumba do apóstolo, dizia o Papa Pio XII na radio mensagem de 23 de dezembro de 1950, falando a respeito das explorações levadas a efeito:

“O resultado foi riquíssimo, importantíssimo. Mas a questão essencial é a seguinte: encontrou-se verdadeiramente a tumba de São Pedro?

“A esta pergunta, a conclusão final dos trabalhos e dos estudos responde muito claramente pela afirmativa: sim, a tumba do Príncipe dos Apóstolos foi encontrada.

“Uma segunda questão, subordinada à primeira, diz respeito às relíquias do Santo: foram elas encontradas?

“À beira da sepultura encontraram-se restos de ossos humanos.

“Pertenciam eles ao despojo mortal do Apóstolo?

“Não é possível prová-lo com certeza.

“Isso, entretanto, deixa intacta a realidade histórica da tumba. A gigantesca cúpula desenvolve a sua curva exatamente sobre o sepulcro do primeiro bispo de Roma, do primeiro Papa; sepulcro originalmente muito modesto, mas sobre o qual a veneração dos séculos posteriores elevou, por uma maravilhosa sucessão de trabalhos, o maior templo da cristandade”.

A Dedicação da Basílica de São Paulo Fora dos Muros de Roma

O Papa Pio IX quis que as dedicações das basílicas de São Pedro e de São Paulo fossem celebradas juntas a 18 de Novembro.

Como São Pedro, São Paulo foi enterrado, possivelmente, no lugar do suplício, num cemitério comum a todos.

A basílica, situada num lugar relativamente distante da cidade, foi restaurada, de 440 a 461, pelo Papa São Leão. A 15 de julho de 1823, um incêndio destruiu-a, de modo que foi necessário reerguê-la, o que a tornou mais bela. Ainda pode ser vista, sob o altar, a placa de mármore que cobre a tumba de São Paulo, onde se lê: “Paulo, Apóstolo, mártir.”

Admite-se, desde há muito, que o túmulo do grande Apóstolo foi por diversas vezes aberto e mesmo violado.

Lemos no martirológio romano:

“Em Roma, a DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO, apóstolos. A primeira, tendo sido reconstruída e aumentada, foi solenemente consagrada neste dia, pelo Soberano Pontífice Urbano VIII (1626). A segunda, depois de ter sido completamente destruída por deplorável incêndio, foi reerguida com mais magnificência e consagrada solenemente a 10 de dezembro por Pio IX (1854), que fixou no presente dia a comemoração anual desta dedicação”.

Desde os tempos de Gregório II (715-731) o serviço na basílica de São Paulo foi assegurado por monges beneditinos.

Fonte: Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XX, p. 119-122
fonte:https://institutohesed.org.br/dedicacao-das-basilicas-de-sao-pedro-e-sao-paulo/
-----------------------------
https://arquisp.org.br/sites/default/files/styles/thumbnail/public/santo/foto/11-18-dedicacao-das-basilicas-de-sao-paulo-e-sao-pedro.jpg?itok=PpApG7WY
 Dedicação das basílicas de S. Pedro e S. Paulo
18 de Novembro 
 
O ano de 314 inaugura um novo capítulo na história da Igreja. Constantino, depois de haver restituído a paz à Igreja, quis assegurar-lhe o triunfo também exterior sobre as antigas divindades dos pagãos, multiplicando os edifícios do culto cristão. De Constantino a Justiniano nascem as grandes basílicas sob o modelo das basílicas civis.

A basílica de Latrão (cuja dedicação é celebrada em 9 de novembro) e depois a basílica vaticana tornaram-se o sinal do triunfo do cristianismo. A dedicação da basílica de São Pedro foi feita pelo papa Silvestre (314-335), e a da basílica de São Paulo, pelo papa Sirício (384-399).

A memória de sua dedicação não pretende tanto celebrar a finalização do edifício material, que se prolongou nos séculos com várias restaurações, quanto oferecer uma ocasião de refletir sobre a figura e a obra dos dois grandes apóstolos, Pedro e Paulo. Ambos os nomes e sobretudo sua obra de evangelização estão ligados à cidade de Roma, onde deram o supremo testemunho a Cristo com a efusão do próprio sangue.

Roma compartilha com Jerusalém e com Antioquia o privilégio de ter hospedado Pedro durante a pregação. Em Roma Pedro teria vivido 25 anos antes de enfrentar o martírio.
Sua pregação tinha por tema Jesus, a lembrança do tempo passado junto com ele: “Fomos testemunhas oculares da sua grandeza”, escreve na sua segunda carta, e “essa voz nós a ouvimos descer do céu enquanto estávamos com ele sobre o seu santo monte”.

Sob o altar da confissão da basílica vaticana é conservado o túmulo de Pedro crucificado durante a perseguição desencadeada pelo imperador Nero. As escavações mandadas fazer por Pio XII debaixo da basílica permitiram identificar o lugar da sepultura do príncipe dos apóstolos. Nenhuma dúvida, ao contrário, quanto ao túmulo de são Paulo, guardado na basílica a ele dedicada. Quanto à realidade da pregação feita na Cidade Eterna, temos o testemunho direto na Carta aos Romanos.
fonte: https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/dedicacao-das-basilicas-de-s-pedro-e-s-paulo

 



A Apresentação é a festa estabelecida pela Santa Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança.

Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo, nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor.(1)

O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373.

A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, visa recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo. Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima.

fonte:https://soutodoteumaria.com.br/21-de-novembro-festa-da-apresentacao-de-nossa-senhora-no-templo/ 


A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

------------------------------------

https://cdn.conventodapenha.org.br/wp-content/uploads/2019/11/04102421/CAPA-DE-MAT%C3%89RIA-Santa-Cec%C3%ADlia-e1574437730654-1024x573.png
SANTA CECÍLIA - 22 de Novembro
 
Santa Cecília nasceu provavelmente no ano 150, em Roma. Era filha de um Senador Romano, da família nobre dos Metelos. Era cristã, e desde pequena fez voto de castidade para viver o Amor de Deus e de Cristo. Como cristã numa época tão antiga, e em Roma, ela certamente herdou a fé dos discípulos de São Paulo, que levou a fé até Roma, e de São Pedro, o primeiro papa.


Cecília herdou a fé desses santos homens e de tantos outros que foram martirizados exatamente em Roma. O cristianismo que Cecília recebeu em sua formação, era o cristianismo dos mártires, dos heróis da fé. Cecília foi cristã numa Igreja perseguida, numa Igreja que ainda era minoritária, porém, cheia de profunda fé, esperança e coragem.
História de Santa Cecília

No transcorrer normal de sua vida, quando jovem ela foi prometida e dada em casamento a um jovem chamado Valeriano. No dia do casamento ela estava muito triste. Então, ela chamou seu noivo disse a ele toda verdade sobre sua fé. Disse que tinha feito voto de castidade para Deus, e começou a falar das glórias de Deus e de Jesus Cristo ao jovem, que a ouvia boquiaberto com a força de suas palavras e a convicção que vinha de seu coração.

Tamanho foi o poder das palavras de Cecília que, após ouvi-la, ele se converteu, entendeu a promessa de sua noiva e disse que iria respeitá-la em sua decisão. Naquela mesma noite ele recebeu o batismo. Valeriano contou o que ocorrera para seu irmão Tiburcio e este também, impressionado, se converteu. Ambos eram pagãos.
A primeira canção de Santa Cecília

Santa Cecília, então, vendo a maravilha que Deus estava operando através dela, agradecida, cantou para Deus: Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida. Foi um canto inspirado e emocionante, que tocou profundamente o coração de todos. Daí vem o fato de ela ser considerada a padroeira dos músicos cristãos.

O prefeito de Roma, Turcius Almachius, teve conhecimento da conversão dos dois irmãos e quis o tesouro dos dois irmãos nobres e ricos. Os dois irmãos, porém, já tinham distribuído todos os seus bens aos pobres. O prefeito de Roma exigiu, então, sob pena de morte, que os dois abandonassem a nova fé. Os dois, porém, alimentados com a força do cristianismo nascente e cheios do poder de Deus, não renegaram sua fé. Assim, foram condenados à morte e decapitados.
Milagres de Santa Cecília

Santa Cecília foi chamada ao conselho romano logo em seguida. Isso aconteceu provavelmente no ano 180. O conselho exigiu primeiro que ela revelasse onde estaria o tesouro dos dois irmãos. Ela disse que tudo já tinha sido distribuído aos pobres.

O prefeito, furioso, exigiu que ela renunciasse a fé cristã e adorasse aos deuses romanos. Cecília negou-se mostrando muita coragem e serenidade diante de todos. Condenaram-na à tortura. Mas, estando ela diante dos soldados romanos para ser torturada, ela falou a eles sobre as maravilhas de Deus, sobre a verdadeira religião, sobre sentido da vida, que é o seguimento de Jesus Cristo. Os soldados, maravilhados com uma mensagem que nunca tinham ouvido, ficaram do lado de Cecília, dizendo que iriam abandonar o culto aos deuses. Essas inúmeras conversões foram milagres que Deus operou através de Santa Cecília para que essas pessoas alcançassem a felicidade e a salvação.

O prefeito então, aborrecido e furioso, deu ordens para outros algozes trancarem Santa Cecília no balneário de águas quentes do seu próprio castelo, logo na entrada dos vapores. Ali, ela seria asfixiada pelos vapores ferventes que aqueciam as águas. Ninguém conseguia ficar ali por mais de alguns minutos. Era morte certa.

Porém, para surpresa de todos, milagrosamente ela foi protegida e nada lhe aconteceu. Todos ficavam impressionados com a fé daquela jovem, frágil, que enfrentava a morte sem receio por causa da grande fé que tinha em seu coração. Mas o prefeito, irredutível, mandou que ela fosse morta com três golpes de machado em seu pescoço.

O algoz obedeceu, mas não conseguiu arrancar sua cabeça, coisa que ele estava acostumado a fazer com apenas uma machadada. Santa Cecília permaneceu viva ainda por 3 dias, conversando e dando conselhos a todos que corriam para vê-la e rezar por ela.
Martírio de Santa Cecília

Por fim, pressentindo sua morte iminente, Santa Cecília pediu para o Papa entregar todos os seus bens aos pobres e transformar sua casa numa igreja. Antes de sua morte, em seus últimos momentos neste mundo, sentindo que sua missão estava cumprida mesmo ela sendo ainda tão jovem, Cecília conseguiu cantar louvando a Deus, cantando as maravilhas de Deus.


Por isso, ela é a padroeira dos músicos e da música sacra. Depois disso, a fisicamente frágil e interiormente forte jovem romana que desafiou os poderes deste mundo, entregou seu espírito ao Pai Celestial. Após sua morte ela foi sepultada pelos cristãos na catacumba de São Calisto e desde então passou a ser venerada como mártir.
Descoberta do túmulo de Santa Cecília

O túmulo de Santa Cecília ficou desaparecido por muitos séculos. No século IX, Santa Cecília apareceu ao Papa Pascoal l (817-824). Logo após este fato, seu túmulo foi encontrado e lá estava o caixão com as relíquias da Santa.

O corpo dela estava intacto, na mesma posição em que ela foi enterrada. Ao lado da Santa estavam também os corpos de Valeriano e Tiburcio. No ano de 1599, o Cardeal Sfondrati mandou abrir o tumulo de Santa Cecília, e seu corpo foi encontrado na mesma posição que estava quando o Papa Pascoal l a encontrou. Sua festa é celebrada em 22 de novembro, dia dos músicos e da música.
Oração a Santa Cecília

Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais.

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós.

Amém.
fonte:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-cecilia/68/102/

 https://www.paulus.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/11/23-11.jpg

São Clemente I – papa e mártir  - 23 de Novembro
Clemente foi o terceiro sucessor imediato do Apóstolo São Pedro no comando da Igreja em Roma. Santo Irineu escreveu sobre ele no ano 180: “Ele viu os apóstolos e conversou com eles, ouviu a voz da pregação deles e teve a tradição deles diante dos olhos”. Santo Ireneu também nos informa que o Papa Clemente é o autor de uma carta muito importante, que foi escrita pela Igreja de Roma à Igreja da cidade de Corinto.Contemporâneo dos grandes apóstolos

Irineu viveu em Roma e, como vimos, conviveu com alguns apóstolos. Dentre eles, São João Evangelista, São Filipe, também um dos doze, e São Paulo. Clemente foi um dos colaboradores de são Filipe. Ele foi também discípulo de São Paulo. Paulo até cita o nome de Clemente na carta aos Filipenses: "E a ti, fiel Sínzigo, também rogo que as ajudes, pois que trabalharam comigo no Evangelho, com Clemente e com os demais colaboradores meus, cujos nomes estão inscritos no livro da vida". (Fl 4,3)

Um nobre romano

A Tradição cristã apresenta o papa São Clemente I como sendo filho de um senador chamado Faustino. Este era da família Flávia, que, por sua vez, era parente do imperador romano chamado Domiciano. São Clemente I foi Papa uma época bastante difícil, cheia de perseguições contra os seguidores de Jesus Cristo.

Papado

São Clemente I governou a Igreja entre os anos 88 e 97. Foi um Papa que levou adiante o anúncio do Evangelho firmemente centrado na fidelidade à doutrina de Jesus Cristo. Enfrentou com sabedoria divisões internas na Igreja. Em sua famosa carta enviada aos coríntios, ele revela seu espírito de unidade e amor à Igreja. Os coríntios, com efeito, recusavam-se a seguir a Igreja de Roma e tinham a intenção de se desligarem da unidade. Através de sua carta, que, a princípio, teve sua autoria anônima, Clemente I incentivou-os à perseverança na fé e no amor ensinado por Jesus Cristo, e, também, a que eles participassem da união com a única Igreja deixada por Ele.

Legado

O Papa São Clemente I restabeleceu o uso do crisma na Igreja, dando seguimento à Tradição deixada Por São Pedro. Foi ele quem instituiu o uso litúrgico da expressão "amém", cujo significado é “assim seja, ou confirmo”, nos ritos religiosos. Seu exemplo de vida e fé arrastava corações. Ele converteu até mesmo a uma irmã do imperador Domiciano chamada Domitila. Domiciano, como vimos, também era parente de Clemente. A conversão de Domitila ajudou bastante na suavização da sangrenta perseguição que acontecia no império contra os cristãos.

Irritando o imperador

O papa São Clemente I colaborou bastante na expansão do cristianismo no império romano. Isso incomodou o sucessor de Domiciano, o imperador Nerva. Por isso, Nerva exilou Clemente na Criméia. Por causa deste exílio, Evaristo assumiu o comando da Igreja em Roma. Enquanto isso, no exílio, São Clemente I teve a oportunidade providencial de encontrar milhares de cristãos que tinham sido condenados a trabalhos forçados nas abundantes minas de pedra da região. Assim, o exílio foi providencial para que São Clemente encorajasse os fiéis a perseverarem na fé e convertesse também a muitos pagãos.

Martírio

O sucesso da evangelização de São Clemente I no exílio irritou bastante o novo imperador romano, chamado Trajano. Por isso, este ordenou que Clemente I fosse obrigado a prestar sacrifícios aos deuses romanos. Clemente I, porém, negou-se, afirmando categoricamente só existe um único Deus, a quem ele já servia. Trajano, então, ordenou que São Clemente I fosse atirado ao mar Negro, tendo uma pesada âncora atada ao seu pescoço. Mesmo assim, milagrosamente, a corda se retraiu e entregou o corpo de São Clemente aos cristãos, para que fosse sepultado dignamente e venerado pelos fiéis. Era o dia 23 de novembro do ano 101.

Oração de São Clemente I

“Deus de toda carne, que dais a morte e a vida, que abateis a insolência dos orgulhosos e frustrais as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre. Matai a fome dos indigentes e libertai aqueles que entre nós sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquecei nossos pecados, erros e quedas; não leveis em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz, não só para nós, mas também para todos os habitantes da terra.

É de vós que os nossos príncipes e os que no mundo nos governam recebem o poder: dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade; dirigi os seus propósitos pela senda do bem. Só vós podeis fazer tudo isso e conceder-nos ainda maiores benefícios. Nós o proclamamos em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos os séculos dos séculos. Amém.”

fonte:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-clemente-i/404/102/
https://padremarcelorossi.com.br/2009/IMGS_SANTOS/d2311StPopeClements.jpg 

Oração de São Clemente pela paz

“Vinde, Senhor, e deixai vossa face brilhar sobre nós para que possamos desfrutar pacificamente de todas as coisas boas.Que vossa mão poderosa seja um teto sobre nossas cabeças e que vossa força nos preserve de todos os delitos.Libertai-nos, Senhor, daqueles que nos odeiam sem causa.Dai a paz e a harmonia aos habitantes da Terra, como destes aos nossos antepassados, que vos invocaram com confiança e fé.Só Vós podeis nos conceder estas graças.Confiamos em Vós por meio de Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote, o guardião de nossas almas, agora e por todas as gerações até o fim dos tempos. Amém.”

fonte:https://pt.aleteia.org/2021/01/18/reze-para-que-deus-espalhe-a-paz-por-toda-a-terra/ 


https://arquidiocesedemaringa.org.br/imagens/artigo/thumbs/reflexao-liturgia-da-solenidade-de-nosso-senhor-jesus-cristo-rei-do-universo-ano-a-26-11-2023-24-11-2023.jpg


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

fonte:http://amisericordiadivina.blogspot.com/2017/11/solenidade-de-nosso-senhor-jesus-cristo.html
 
A solenidade de Cristo Rei quer nos lembrar que Jesus deve ser o nosso Rei e Senhor enquanto estivermos neste mundo. Ele inaugurou um reino diferente na terra, onde Ele mesmo, através de sua Igreja, governa já neste mundo como Senhor. Ele é o Pastor supremo que cuida de cada um que pertence ao seu rebanho como nos lembra o profeta Ezequiel na primeira leitura. Dessa forma, todos são chamados a compor esse Reino de Deus que possui seu Rei como pastor e nós como seu rebanho. Mas, este Reino especial tem um ponto de encontro onde Deus terá a sua última palavra sobre tudo e sobre todos.
fonte:https://arquidiocesepa.org.br/reflexao-solenidade-nosso-senhor-jesus-cristo-rei-do-universo-26-de-novembro/

ORAÇÃO A JESUS, REI DO UNIVERSO
 
Ó Cristo Jesus, eu Vos reconheço como Rei do Universo, sois o autor de toda a criação. Exercei sobre mim todos os vossos direitos.
Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando a Satanás, suas pompas e suas obras; e de modo especial, comprometo-me a laçar mão de todos os meios ao meu alcance para fazer triunfar os direitos de Deus e de vossa Santa Igreja.
Ó Sagrado Coração de Jesus, eu Vos ofereço minhas pobres ações para que os homens reconheçam a vossa Realeza Sagrada e o Reino de vossa paz se estabeleça
por todo o universo.
Amém.
fonte: Paróquia Cristo Rei - Facebook



TODOS OS SANTOS - FINADOS E MENSAGENS DE CONFORTO

Todos os santos se tornam intercessores no Céu

A Lumen Gentium do Vaticano II lembra: “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49) (§956).

Na hora da morte, São Domingos de Gusmão dizia a seus frades: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida”. E Santa Teresinha confirmava esse ensino dizendo: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.

O nosso Catecismo diz: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita” (§2692).

A marca dos santos são as bem-aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso, esse trecho do Evangelho de São Mateus (5,1ss) é lido nesta Missa. Os santos viveram todas as virtudes e, por isso, são exemplos de como seguir Jesus Cristo. Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.

 Somos chamados a ser santos

Essa ‘Solenidade de Todos os Santos’ vem do século IV. Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo Papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do “Panteon” dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835, essa celebração foi transferida pelo Papa Gregório IV para 1º de novembro.

Cada um de nós é chamado a ser santo. Disse o Concílio Vaticano II: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (Lg 40). Todos são chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48): “Com o fim de conseguir essa perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (…) cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra, luminosamente, na história da Igreja pela vida de tantos santos” (LG 40).

O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual (cf. 2Tm 4). O progresso espiritual da oração, mortificação, vida sacramental, meditação, luta contra si mesmo, é isso que nos leva, gradualmente, a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Disse São Gregório de Nissa (340): “Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo, de começo em começo, por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece” (Hom. in Cant. 8).

Laudes da Solenidade de Todos os Santos

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Jesus, que o mundo salvastes,
dos que remistes cuidai.
E vós, Mãe santa de Deus,
por nós a Deus suplicai.

Os coros todos dos Anjos,
patriarcal legião,
Profetas de tantos méritos,
pedi por nós o perdão.

Ó Precursor do Messias,
ó Ostiário dos céus,
com os Apóstolos todos,
quebrai os laços dos réus.

Santa Assembleia dos Mártires;
vós, Confessores, Pastores,
Virgens prudentes e castas,
rogai por nós pecadores.

Que os monges peçam por nós
e todos que o céu habitam:
a vida eterna consigam
os que na terra militam.

Honra e louvor tributemos
ao Pai e ao Filho também,
com seu Amor, um só Deus,
por todo o sempre. Amém.

Salmo dia

Ant. 1 O Reino celeste é a morada dos santos,
sua paz para sempre. Aleluia.

Salmo 62(63),2-9

Sede de Deus

Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).

–2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *
Desde a aurora ansioso vos busco!
= A minh’alma tem sede de vós, †
minha carne também vos deseja, *
como terra sedenta e sem água!

–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, *
para ver vossa glória e poder.
–4 Vosso amor vale mais do que a vida: *
e por isso meus lábios vos louvam.

–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, *
e elevar para vós minhas mãos!
–6 A minh’alma será saciada, *
como em grande banquete de festa;
– cantará a alegria em meus lábios, *
ao cantar para vós meu louvor!

–7 Penso em vós no meu leito, de noite, *
nas vigílias suspiro por vós!
–8 Para mim fostes sempre um socorro; *
de vossas asas à sombra eu exulto!
–9 Minha alma se agarra em vós; *
com poder vossa mão me sustenta.

Ant. O Reino celeste é a morada dos santos,
sua paz para sempre. Aleluia.

Ant. 2 Vós, santos do Senhor, bendizei-o para sempre!

Cântico Dn 3,57-88.56

Louvor das criaturas ao Senhor

Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).

–57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, *
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
–58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! *
59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Ou:
R. A Ele glória e louvor eternamente!)

–60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! *
61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor!
–62 Lua e sol, bendizei o Senhor! *
63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor!

(R.) –64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! *
65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor!
–66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! *
67 Frio e ardor, bendizei o Senhor!

(R.) –68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! *
69 Geada e frio, bendizei o Senhor!
–70 Gelos eneves, bendizei o Senhor! *
71 Noites e dias, bendizei o Senhor!

(R.) –72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! *
73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! *
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

(R.) –75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! *
76 Plantas da terra, bendizei o Senhor!
–77 Mares e rios, bendizei o Senhor! *
78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!

(R.) –79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! *
80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
–81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! *
82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor!

(R.) –83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! *
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
–84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! *
85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R.) –86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! *
87 Santos e humildes, bendizei o Senhor!
–88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, *
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

(R.) – Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo *
louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!
–56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! *
Sois digno de louvor e de glória eternamente!

(R.) No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai.

Ant. Vós, santos do Senhor, bendizei-o para sempre!

Ant. 3 É motivo de louvor para os seus santos,
é um hino para os filhos de Israel,
este povo que ele ama e lhe pertence.

Salmo 149

A alegria e o louvor dos santos

Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio).

–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
–2 Alegre-se Israel em Quem o fez, *
e Sião se rejubile no seu Rei!
–3 Com danças glorifiquem o seu nome, *
toquem harpa e tambor em sua honra!

–4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *
e coroa com vitória os seus humildes.
–5 Exultem os fiéis por sua glória, *
e cantando se levantem de seus leitos,
–6 com louvores do Senhor em sua boca *
e espadas de dois gumes em sua mão,

–7 para exercer sua vingança entre as nações *
e infligir o seu castigo entre os povos,
–8 colocando nas algemas os seus reis, *
e seus nobres entre ferros e correntes,
–9 para aplicar-lhes a sentença já escrita: *
Eis a glória para todos os seus santos.

Ant. É motivo de louvor para os seus santos,
é um hino para os filhos de Israel,
este povo que ele ama e lhe pertence.

Leitura breve Ef 1,17-18

Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos.

Responsório breve

R. Os justos se alegram
* Na presença do Senhor. R.Os justos.
V. Rejubilam satisfeitos e exultam de alegria.
* Na presença. Glória ao Pai. R. Os justos.


CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. Os justos brilharão como o sol
no Reino de seu Pai, aleluia.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

Ant. Os justos brilharão como o sol
no Reino de seu Pai, aleluia.

Preces

Repletos de alegria, invoquemos a Deus, recompensa e glória de todos os santos e santas; e digamos:

R. Salvai-nos, Senhor, por intercessão de vossos santos!

Deus, fonte de santidade, que fizestes brilhar nos vossos santos e santas as maravilhas da vossa graça multiforme,
– concedei-nos celebrar neles a vossa bondade infinita. R.

Deus eterno e misericordioso, que mostrastes nos vossos santos e santas as imagens mais perfeitas do vosso Filho,
– fazei que, por eles, sejamos conduzidos a uma vida de maior união com Cristo. R.

Rei dos céus, que por meio dos fiéis seguidores de Cristo nos estimulais a buscar a cidade futura,
– ensinai-nos a seguir, com os vossos santos e santas, o melhor caminho para chegar à pátria eterna. R.

Deus eterno, que pelo sacrifício eucarístico de vosso Filho nos unis mais intimamente aos habitantes do céu,
– fazei que os celebremos devotamente em espírito e verdade. R.

(intenções livres)

Pai nosso…

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos, por intercessores tão numerosos, a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-da-solenidade-de-todos-os-santos/ 
 

I Vésperas 

 Solenidade de Todos os Santos

Redentor de todos, Cristo,
vossos servos conservais,
abrandado pela Virgem
com suas preces maternais.

Multidões celestiais
dos espíritos amigos,
ontem, hoje e no futuro
defendei-nos do inimigo.

Do eternal Juiz profetas
e apóstolos do Senhor,
nos salvai com vossos rogos,
escutai nosso clamor.

Santos mártires de Deus,
confessores luminosos,
vossas preces nos conduzam
para o céu, vitoriosos.

Santos monges e eremitas,
santos coros virginais,
dai-nos sermos os convivas
do Senhor, com quem reinais.

Nossa voz à vossa unimos,
dando graças ao Senhor.
E paguemos, na alegria,
nossa dívida em louvor.
fonte:https://liturgiadashoras.online/i-vesperas-da-solenidade-de-todos-os-santos/ 

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Ó Deus, verdade e força
que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia,
a terra iluminais.

De nós se afaste a ira,
discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde,
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito
convosco pelo Amor.

Ou:

O louvor de Deus cantemos
com fervor no coração,
pois agora a hora sexta
nos convida à oração.

Nesta hora foi-nos dada
gloriosa salvação
pela morte do Cordeiro,
que na cruz trouxe o perdão.

Ante o brilho de tal luz
se faz sombra o meio-dia.
Tanta graça e tanto brilho
vinde haurir, com alegria.

Seja dada a glória ao Pai
e ao Unigênito também,
com o Espírito Paráclito,
pelos séculos. Amém.

fonte:https://liturgiadashoras.online/hora-sexta-solenidade-de-todos-os-santos/ 

 

 

Oração a Todos os Santos: Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a Vossa grandeza, amor e bondade; fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que Vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.

fonte:Youtube - Lara Velho

“Querido Pai, Você tem dado aos santos do Céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao seu santo amor, eles também se preocupam comigo e com minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos. Obrigado pelo dom da sua amizade e pelo testemunho de uma vida santa. Eu peço ao nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim a intercessão por nós. Peço-lhe que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao Céu. Ó senhor, dai-nos sua assistência para vencer a tentação ganhando a plenitude da vida com você. Amém.”

fonte:https://www.santuariosaojose.com/1o-de-novembro-oracao-para-o-dia-de-todos-os-santos/ 

 O Dia de Todos os Santos tem sua origem no século IV. Os primeiros sinais desta celebração foram encontrados em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, tendo como foco a celebração dos mártires.

Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a difundir-se também na Europa, e, em Roma, de modo particular, no século IX. O Papa Gregório III (731-741) teve o desejo de comemorar a festa no dia 1º de novembro, que coincidia com a consagração de uma Capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias dos santos Apóstolos, dos Santos mártires e confessores e de todos os Justos, que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro.

Na época de Carlos Magno, esta festa já era muito conhecida como ocasião para a Igreja, que vagueia e sofre na Terra, mas que olha para o céu, onde estão seus irmãos mais gloriosos.

O uso das ladainhas

“Ladainha” é uma palavra grega que significa “súplica”. É um conjunto de orações que consiste em certo número de invocações dirigidas a Deus, à Virgem Maria ou aos santos, e termina com um pedido feito no final de cada frase, formando uma prece abreviada, por exemplo: rogai por nós, tende piedade de nós, nós vos louvamos, Senhor...

Esta ladainha é rezada durante a Vigília Pascal, nas celebrações do Sacramento do Batismo e na liturgia das Ordens Sacras e tem diferenças versões para ser rezada.

 Ladainha de Todos os Santos

Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós!

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós!

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!
São Miguel, rogai por nós!
Santos Anjos de Deus, rogai por nós!
São João Batista, rogai por nós!

São José, rogai por nós!
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
Santo André, rogai por nós!
São João Evangelista, rogai por nós!

Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Santo Estêvão, rogai por nós!
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!
São Lourenço, rogai por nós!

Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós!
Santa Inês, rogai por nós!
São Gregório, rogai por nós!
Santo Agostinho, rogai por nós!

Santo Atanásio, rogai por nós!
São Basílio, rogai por nós!
São Martinho, rogai por nós!
São Bento, rogai por nós!

São Francisco e São Domingos, rogai por nós!
São Francisco Xavier, rogai por nós!
São João Maria Vianney, rogai por nós!
Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
São João Paulo II, rogai por nós!
Santa Madre Teresa de Calcutá, rogai por nós!

São José de Anchieta, rogai por nós!
Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante, rogai por nós!
Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, rogai por nós!
Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós!

Sede-nos propício, ouvi-nos, Senhor!
Para que nos livreis de todo o mal, ouvi-nos, Senhor!
Para que nos livreis de todo pecado, ouvi-nos, Senhor!
Para que nos livreis da morte eterna, ouvi-nos, Senhor!

Pela vossa encarnação, ouvi-nos, Senhor!
Pela vossa morte e ressurreição, ouvi-nos, Senhor!
Pela vinda do Espírito Santo, ouvi-nos, Senhor!
Apesar de nossos pecados, ouvi-nos, Senhor!

Jesus, Filho do Deus vivo, ouvi-nos, Senhor!
Cristo, ouvi-nos! Cristo, ouvi-nos!
Cristo, atendei-nos! Cristo, atendei-nos!

Fonte: Vatican News

fonte:https://www.a12.com/redacaoa12/oracoes/ladainha-de-todos-os-santos-rogai-por-nos
















PADRE MARCELO ROSSI
ORAÇÃO DE CURA DA PERDA DE ENTES QUERIDOS
Deus Pai, obrigado pela vida do meu ente querido (diga o nome de seu ente querido).
Na vossa infinita bondade, quisestes que ele fizesse parte de minha vida.
Creio que foi o Senhor quem lhe deu a vida e que ele (a) morreu não por vossa culpa, mas terminou seu tempo neste mundo. Como eu gostaria que ele (a) estivesse aqui comigo.
Deus Pai, não quero mais r...
eclamar e exigir a presença dele (a) comigo. Isto já não é mais possível.
Deus pai, eu vos agradeço e vos louvo pelo tempo que ele (a) esteve comigo.
Quero vos entregar para sempre meu ente querido (diga o nome).
Ele saiu das vossas mãos.
Acolhei-o, agora, em vossos braços e perdoai seus pecados, como acolhestes e perdoastes o filho pródigo.
Pai, enviai vosso Espírito Santo, para que Ele cure meu coração desta dor. Vinde, Espírito Santo, preenchei o vazio que ficou em mim pela falta deste meu ente querido.
Espírito Santo, apagai dentro de mim a imagem de quando o vi morto. Não quero mais lembrá-lo desfigurado, frio e sem vida.
Espírito Santo, limpai-me destas imagens negativas. Fazei-me relembrar, agora, aquelas imagens mais lindas que tive dele.
Jesus, curai meu coração, para que eu sempre lembre do meu ente querido (diga o nome) com essas imagens lindas. (Nome do ente querido), eu o perdôo, por você ter morrido, por não estar mais comigo e me causar esta dor.
E eu me perdôo por todas as coisas que fiz contra você (diga o nome).
Não pude pedir-lhe perdão, por isso, onde quer que você esteja, eu lhe peço perdão, por aquilo que o ofendi.
Maria, colocaram Jesus em vossos braços, quando o tiraram da cruz, e eu também entrego e consagro para sempre este meu ente querido e minha vida para vós.
Cuidai dele e de mim. Maria minha Mãe, ajudai-me seguir a Jesus, para que, por toda a eternidade, eu possa viver feliz junto com este meu ente querido. Amém.

Termine esta oração rezando 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e leia Eclesiástico, capítulo 38, versículos de 16 à 24).


TERÇO DAS ALMAS 
Nas contas do Pai-Nosso:
Meu Bom Jesus, não me deixeis morrer sem receber os últimos sacramentos.

Nas três contas pequenas:
Meu Jesus misericordioso, meu Deus: creio em Vós porque sois a mesma verdade. Espero em Vós porque sois fiel às vossas promessas. Amo-Vos porque sois infinitamente bom e amável.

Nas contas da Ave-Maria:
Doce coração de Maria, sede a minha salvação
.
 ORAÇÃO DA SAUDADE 
Ó Deus, Pai de Amor e Bondade!
Amanheceu e logo me dispus em meu coração a vir a este lugar onde a minha esperança se renovou como o orvalho da manhã; as lágrimas de meus olhos secaram e o meu pranto se converteu em júbi...
lo; minha alegria entremeou-se com a saudade.
Ouço canções de louvor.
Elas reconstituem a glória de um passado que habita minha consciência.
Minha memória volta no tempo... Vejo os rostos daqueles heróis que semearam a boa semente do evangelho e pavimentaram a estrada para que eu pudesse caminhar com segurança.
Eles falavam com facilidade de Ti e irrompiam em oração sem aviso-prévio; caíam de joelhos em quebrantamento e se levantavam para servir.
Seus lábios sempre tinham um novo cântico, embora a canção fosse a mesma.
Lembro-me que muitas vezes estive a desesperar-me da vida e a entregar-me a paixões fortuitas, mas delas fui demovido pela força da Tua Palavra expressa em poesias e canções de pessoas que me amaram mesmo sem me conhecer.
Hoje, meus olhos contemplam o cenário que abriga as lembranças de um romance sagrado. Vejo aqueles que não me viram...
Suas poesias saltam das páginas do hinário e adentram o meu coração como flechas velozes, aprofundando ainda mais minha saudade... Doce saudade!
Como jambuzeiro bravo que não dava bom fruto, eu fui enxertado na Oliveira, tornando-me um participante da morte e da ressurreição de Jesus.
Ó, Senhor! Não foi sem razão que Teu Filho Jesus estimulou a saudade-lembrança quando deixou-nos o legado da Santa Ceia: “Fazei isto em memória de mim” (1 Coríntios 11. 24).
Senhor... Que doce saudade!
Doce saudade!
Como jambuzeiro bravo que não dava bom fruto, eu fui enxertado na Oliveira, tornando-me um participante da morte e da ressurreição de Jesus.
Ó, Senhor! Não foi sem razão que Teu Filho Jesus estimulou a saudade-lembrança quando deixou-nos o legado da Santa Ceia: “Fazei isto em memória de mim” (1 Coríntios 11. 24).
Senhor... Que doce saudade
!
ORAÇÃO PELOS NOSSOS ENTES QUERIDOS 
Bom Jesus, que durante Vossa vida Vos compadecestes das dores alheias, tende piedade das almas de nossos entes queridos que estão no purgatório.
Vós amastes aos Vossos com grande predileção: escutai, pois...
, nossa súplica e concedei em Vossa bondade, aos que levastes de nosso meio, a beatitude no gozo eterno de Vosso infinito amor (Ágape), Amém!

Jaculatórias:

Padre: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
Fiéis: E brilhe para eles a luz perpétua.

Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
FINADOS
A dor da Separação
A sabedoria popular afirma que uma das certezas absolutas de nossa vida é a de que um dia iremos morrer. No entanto, passamos toda a nossa vida sem nos preocuparmos com a preparação desse momento que, embora o desconheçamos, sabemos que chegará.

Todas as experiências humanas exigem uma reflexão. Em se tratando da experiência da perda de um ente querido, podemos considerá-la como uma das mais difíceis da nossa vida.
A morte da pessoa amada provoca muitos sentimentos: perplexidade, perda do sentido da vida, vazio, depressão, raiva, revolta contra Deus, culpabilidade, impotência... Esses sentimentos podem ser vividos de uma forma adequada, permitindo o desempenho do trabalho cotidiano, apesar sofrimento.

A perda da pessoa amada tem repercussões na experiência da fé. Daí a necessidade da solidariedade na promoção de espaços que propiciem acolhimento, ajuda afetiva e espiritual. Na Sagrada Escritura podemos perceber, principalmente nos salmos, a expressão dos sentimentos inerentes às perdas e aos sofrimentos.

Se você está passando por momentos de dor, crise e sofrimentos pela morte de um ente querido, mantenha sua mão segura nas mãos de Deus, pois, só Ele pode sustenta-lo e dar-lhe forças nessas ocasiões dolorosas.

Que a Palavra do Senhor: “Eu estarei convosco todos os dias...”, “Não se perturbe o vosso coração...” e a certeza de que seu ente querido já se encontra junto de Deus, confortem o seu coração e o de toda a sua família. Saiba que sempre há alguém rezando por você. Tenha fé e confiança no Senhor, Ele jamais o abandonará.

Se necessitar de ajuda espiritual, procure-nos ou comunique-se conosco.
Com a bênção e a paz do Sagrado Coração de Jesus, o nosso abraço e preces.

Ir. Maria Eugênia da Silva, ASCJ
Pato Branco, PR
irmamesilva@bol.com.br
ENXUGAR LÁGRIMAS
Enxugar Lágrimas
Por mais que se diga que a morte faz parte do ciclo da vida,
sempre temos a impressão de que ela chega cedo demais,
surpreendendo nossos sentimentos e atitudes,
nossa vida toda.

Por mais que se diga que a morte não mata o amor,
quando a separação física acontece
e sem a possibilidade de retorno,
nossa sensibilidade estremece
e precisamos da ajuda dos amigos.

Por mais que se diga que a alma é imortal e a vida continua,
quando temos que devolver ao Céu uma pessoa querida,
nossos sentimentos tão humanos
afloram confusos em variadas gamas.

Sei que você acredita, sim, na vida eterna,
acredita que Deus é Pai
e somos filhos amados... mas você precisa de um tempo
para se adaptar a esta nova fase da vida sem essa pessoa
da qual você é herdeira de bens genéticos,
espirituais, culturais e materiais.

Que Deus acolha seus sentimentos de filha e suas preces feitas
de silêncio e lágrimas! Que Deus ilumine você e cada um de sua família
nos assuntos que devem resolver e que as bênçãos do Céu
sejam ainda mais abundantes.

Que a saudade, a tristeza, raiva, o medo e a insegurança,
sejam apenas o paciente prenúncio de um revigorar na fé,
na compreensão da vida, na esperança e no amor!

Que você possa chorar enquanto for necessário
e ao mesmo tempo ir descobrindo
as razões para enxugar suas lágrimas!
Cristalinas e silentes as lágrimas são preces que sobem
ao céu orvalhando os caminhos percorridos,
lavando lembranças, purificando a alma.

Ensine sua SAUDADE a abraçar a ESPERANÇA
de em encontro feliz e esteja atenta para receber os PRESENTES que vêm do CÉU!

Que você tenha sonhos lindos e que a realidade
acolha a sua dor e lhe devolva flores de SERENIDADE e
PAZ
 
NOVENA DAS ALMAS
Oração para todos os dias
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.

Pai eterno, eu vos ofereço o Sangue Precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, para alívio das almas sofredoras que ainda padecem no purgatório.

Suplico a Vós meu Jesus Cristo, Salvador do mundo que lhes devolvais a luz perdida.
Peço que todos os Méritos da Paixão e Morte de Jesus, que as lágrimas e as dores de sua Mãe Santíssima, dêem alívio às almas do purgatório e incluo meus entes queridos nesta novena.

(Diga o nome dos seus falecidos)

Nossa Senhora da Boa Morte, Protetora e Intercessora pelas Almas, Rogai por Elas.

E Vós, Almas Santas e Benditas, ide perante Deus apresentar estas suplicas que faço hoje, neste dia da novena.

(Diga a sua intenção nesta novena)

Rogo-vos, Benditas Almas, que leveis até Deus a minha prece.

Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém
.
FONTE: Padre Reginaldo Manzotti
 

Novena da Sagrada Família - Pelos Pais

Oração para todos os dias

Sagrada família de Nazaré coloco-me em oração por todas as famílias e clamo que as famílias aqui na terra tenham o discernimento necessário para fugir de todas as ciladas dos Herodes de hoje.

Como fizeste na gruta de Belém na fuga para o Egito.

Jesus, Maria e José, eu coloco como intenção especial o pai aqui na terra, que Deus Pai do Céu, me concedeu como pai biológico:

(Diga o nome do seu pai)

Aos falecidos peço descanso eterno.

Aos vivos peço saúde, prosperidade e paz...

Senhor abençoai e santificai as famílias e de modo especial os casais.

Aperfeiçoai o amor dentro do matrimônio, fazei com que sempre lembrem o pacto nupcial e que possam a cada dia, no perdão no diálogo e na fidelidade, reavivar o amor que os une.

Senhor, que o perdão seja abundante, que o amor seja constante e o diálogo uma ponte de um recomeço.

Afugentai da família as brigas, discórdias, desavenças, infidelidade e enfermidade.

Afastai para longe todos os ataques dos inimigos contra a família e de modo particular, peço por essas pessoas cujo nome agora apresento:

(Falar o nome de todas as pessoas)

Sagrada família de Nazaré santificai e protegei a minha família

Sagrada família de Nazaré santificai e protegei a minha família

Sagrada família de Nazaré santificai e protegei a minha família

De modo especial dai descanso eterno aos pais falecidos.

E saúde, paz e prosperidade aos pais aqui na terra. Amém.

-----------------

Lindo Céu

Canção de Adriana Arydes

Por sobre as nuvens existe um lindo céu
Maravilhoso céu, morada dos anjos
Por sobre as nuvens existe um trono
Cujo rei está sentado a direita de Deus
Céu, lindo céu
É o lugar onde eu quero viver pra sempre
Céu, lindo céu
É o lugar que o meu Deus preparou pra mim
Céu, lindo céu
Onde com os anjos, eu cantarei adorando ao senhor
Por sobre as nuvens existe um lindo céu
Maravilhoso céu, morada dos anjos
Por sobre as nuvens existe um trono
Cujo rei está sentado a direita de Deus
Céu, lindo céu
É o lugar onde eu quero viver pra sempre
Céu, lindo céu
É o lugar que o meu Deus preparou pra mim
Céu, lindo céu
Onde com os anjos, eu cantarei adorando ao senhor
Ooh céu, lindo céu
É o lugar onde eu quero viver pra sempre
Céu, lindo céu
É o lugar que o meu Deus preparou pra mim
Céu, lindo céu
Onde com os anjos, eu cantarei adorando ao senhor
Fonte: Musixmatch