CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O BATISMO DE JESUS

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1,7-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos:
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo". 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer".
- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Papa Bento XVI
Homilia de 10/01/2010 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)
«Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu agrado»
Junto do Jordão, Jesus manifesta-Se com uma extraordinária humildade, que recorda a pobreza e a simplicidade do Menino colocado na manjedoura e antecipa os sentimentos pelos quais, no final dos Seus dias terrenos, chegará a lavar os pés dos discípulos e sofrerá a humilhação terrível da cruz. O Filho de Deus, Aquele que é sem pecado, coloca-Se entre os pecadores, mostra a proximidade de Deus em relação ao caminho de conversão do homem. Jesus carrega sobre os Seus ombros o peso da culpa da humanidade inteira, inicia a Sua missão pondo-Se no nosso lugar, no lugar dos pecadores, na perspectiva da cruz.

Quando, recolhido em oração depois do baptismo, sai da água, abrem-se os céus. É o momento esperado pela multidão dos profetas: «Se rasgásseis os céus e descêsseis!», tinha invocado Isaías (64, 1). Neste momento, parecia sugerir São Lucas, esse pedido é satisfeito. De facto, «o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu»; ouviram-se palavras nunca anteriormente pronunciadas: «Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu agrado». [...] O Pai, o Filho e o Espírito Santo descem entre os homens e revelam-nos o Seu amor que salva. Se foram os anjos que levaram aos pastores o anúncio do nascimento do Salvador e a estrela que o levou aos Magos vindos do Oriente, presentemente é a própria voz do Pai que indica aos homens a presença do Seu Filho no mundo, e que nos convida a voltarmo-nos para a ressurreição, para a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte. 
Fontea:http://arautos.org
---------------------------------------------------------------------------------
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-01-2012, Gaudium Press) Na manhã de domingo, depois de celebrar a Santa Missa do Batismo do Senhor, na Capela Sistina, o Papa Bento XVI foi até o balcão de seu escritório de trabalho e de lá rezou a oração do Ângelus com os 40 mil fiéis e peregrinos que o aguardavam na Praça São Pedro.
Em suas palavras para a multidão, Bento XVI propôs uma reflexão sobre o nosso modo de ‘ser filhos de Deus': uma condição que é comum a todos nós. "Ninguém nos pergunta, antes, se queremos ou não nascer, mas durante a vida, podemos desenvolver uma atitude livre em relação a ela, vivendo-a como um dom e em certo sentido, ‘transformando-nos em filhos'", disse.

Este momento, segundo Bento XVI, marca o amadurecimento pessoal nosso e no relacionamento com nossos pais, a quem passamos a ser ‘agradecidos'. "É uma passagem que nos torna capazes de ser pais, não biologicamente, mas moralmente", declarou.
O Santo Padre passou a mostrar, então, aos atentos ouvintes que enchiam a Praça que, "assim como de nossos pais, somos também todos filhos de Deus, amados e queridos por Ele; e que também neste relacionamento podemos ‘renascer', isto é, transformamo-nos naquilo que somos.

Isto ocorre mediante um "sim" profundo com o qual se acolhe a vida como um dom do Pai, um Genitor que não se vê mas no qual se crê; Pai imensamente bom e fiel de todos os irmãos da humanidade".
Encerrando suas palavras, Bento XVI quis acentuar que a fé em Deus Pai se baseia em Jesus Cristo, cuja pessoa e história nos revelam o Pai.
Saudações
Após rezar a oração mariana, o Papa fez saudações em francês, inglês, alemão, polonês, italiano e espanhol:
"Celebramos hoje a festa do batismo do Senhor no Rio Jordão, na qual se revela o mistério do novo batismo da água e do Espírito. Peço-lhes que se recordem do dia em que fomos iluminados sacramentalmente em Cristo e começamos nossa existência como filhos de Deus. Que aquele compromisso e a fé que proclamamos não deixem de ressoar em nossos corações e em nossas vozes", disse em espanhol.
Antes de deixar os fiéis, o Papa concedeu a todos a sua bênção apostólica. (JSG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário